29 de março de 2024 04:08

Garimpando – Quadros dos doutores da Igreja – 2

 

Avelina Maria Noronha de Almeida

[email protected]

.

SÃO GREGÓRIO MAGNO

É o responsável pela divulgação do tipo de música que é hoje em dia conhecido como canto gregoriano. Deixou extensa obra escrita, incluindo sermões e comentários sobre a Bíblia. Foi ele que introduziu o Pai-Nosso na missa.

PRIMEIRO QUADRO NA PAREDE À ESQUERDA DE QUEM ENTRA

Foto de Mauro Dutra de Faria

Nós, lafaietenses, temos de valorizar nossos tesouros culturais, como estes quadros dos Doutores da Igreja, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de nossa cidade, obra de um pintor alemão que era afamado em seu país.                     .
São Gregório, o Grande, nasceu em Roma em t540. Foi o 64º papa da igreja católica e chamado de “Magno”, ou seja, o maior de todos em sabedoria, inteligência e caridade.
Foi eleito papa em votação unânime, mas escreveu ao Imperador de Constantinopla que não confirmava sua eleição pois não queria assumir o papado.O Imperador não o atendeu e, por isso, fugiu para não ser coroado Papa. Porém, para onde ele ia uma luz milagrosa apontava seu esconderijo. Assim, não houve como fugir da honrosa missão. Governou a Igreja como Papa até 604.

            Tinha muita preocupação com os pobres, que eram numerosos em Roma naquela época de decadência, e mandava que lhes fosse distribuída comida diariamente. Todos os dias, 12 necessitados eram convidados à sua mesa, e ele mesmo fazia questão de servi-los.

            Pregava o reto uso dos bens materiais. Dizia:

             “POSSUI COMO SE NADA POSSUÍSSE AQUELE QUE AJUNTA TODAS AS COISAS NECESSÁRIAS PARA O SEU USO, MAS PREVÊ CAUTAMENTE QUE LOGO AS HÁ DE DEIXAR. USA DESTE MUNDO COMO SE NÃO USASSE AQUELE QUE DISPÕE DO NECESSÁRIO PARA VIVER, MAS NÃO PERMITE QUE NADA DISSO DOMINE O SEU CORAÇÃO, PARA ASSIM ESTAR A SERVIÇO DO BOM ANDAMENTO DA ALMA, QUE TENDE PARA COISAS MAIS ALTAS”.

            São Gregório era tão humilde que adotou o título de “SERVUS SERVORUM DEI”, expressão latina que significa “SERVO DOS SERVOS DE DEUS” para demonstrar humildade e referir-se ao papel do Papa para servir os bispos do mundo. Esse termo é usado referindo-se ao papa no início das bulas pontifícias.

Deixou extensa obra escrita, incluindo sermões e comentários sobre a Bíblia. Foi ele que introduziu o Pai Nosso na missa.

        

É o responsável pela divulgação do tipo de música que é hoje em dia conhecido como canto gregoriano e ainda muito apreciado. São orações cantadas e muito envol

            Se o leitor quiser conhecer a beleza e a suavidade do canto gregoriano ouça nos links abaixo:

        https://youtu.be/2H9ZuoJkviY

            blob:https://www.youtube.com/f4030679-1d8a-402e-8f2b-fd1de540f86a

            São Gregório está representado no primeiro quadro do lado direito do altar, sobre o quadro do Nascimento de Jesus, de autor desconhecido. Considero que fez um dos maiores benefícios feitos ao culto católico porque tornou o PAI NOSSO presente em todas as missas, levando os fiéis a expressar a glória que se deve a Deus, o desejo de que ele impere entre nós, a aceitação da vontade de Deus, o pedido de alimento, de perdão dos nossos pecados e a necessidade de perdoarmos ao próximo, o pedido de nos afastar da tentação e de nos livrar do Mal. É a oração perfeita, ensinada por Jesus Cristo. Se você ainda não prestou atenção ao quadro que o representa, lance a ele um olhar de admiração pela vida santa que aquela efígie representa.

.

ALGUNS PENSAMENOS DO PAPA SÃO GREGÓRIO MAGNO

            Tudo o que possuís esteja sob o domínio do vosso espírito, para que não fiqueis presos pelo amor das coisas terenas, sendo por elas dominados.

Assim como da pedra fria,
talhada pelo martelo,
saltam faíscas,
da palavra divina,
por inspiração
do Espírito Santo,
BROTA FOGO.

            Se não podeis deixar as coisas do mundo, fazei uso delas de tal modo que não vos prendam a ele, possuindo os bens terrenos sem deixar que vos possuam.

            Nas construções, uma pedra está agarrada a outra, se não fosse assim, a construção cairia. Assim deve ser entre nós: devemos viver unidos uns aos outros, em família e na sociedade.

            O caminho é estreito e difícil para aquele que caminha por ele triste e com pena de si; porém é largo e fácil para aquele que caminha com amor.

            Considera bem o pouco valor que tem as coisas que passam com o tempo. O fim de todas as coisas temporais manifesta-nos quão pouco vale o que passou. Fixa o teu amor nas coisas que perduram.

            Usemos as coisas temporais, mas desejemos as eternas. As coisas temporais sejam simples ajuda para a caminhada, mas as eternas, o termo do vosso peregrinar.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade