O Plenário do Conselho Municipal de Saúde, em Reunião Ordinária, aprovou por unanimidade a criação de novos PSF’s (Programas de Saúde da Família) em Lafaiete.
Na resolução publicada no site da prefeitura, os conselheiros estabeleceram condicionantes obrigatórias para as novas unidades entre as quais a adequação imediata de suas instalações para a acessibilidade para os usuários com necessidades especiais, a instalação do consultório odontológico, com o início de atendimento imediato e veda a transferência dos PSF’s, em funcionamento para os endereços aprovados para o funcionamento.
Em diversas reuniões, o Conselho havia criticado a abertura de novas unidades sem antes adequar as instalações, contratação de médicos permanentes e criação dos consultórios de odontologia.
Ema abril, a secretaria de saúde inaugurou 3 PSF’s (Gagé, Bela Vista e Arcádia). Com as novas unidades Lafaiete terá 31 PSF’s ampliando a cobertura de para 85% da população. As novas unidades a serem inauguradas vão ser a São João/Amazonas, São João/Alexandrina de Queiroz, e São Judas Tadeu na UBS Belavinha. Ainda não há data definida para as inaugurações dos três novos PSF’s.
Leia mais: Prefeitura inaugura terceiro PSF em menos de 15 dias
Prefeitura de Lafaiete cria a 28ª equipe de PSF no Bairro Bela Vista