6 de maio de 2024 03:02

Apesar de tímida, campanha já toma as discussões dos lafaietenses e bandeiras disputam o mesmo espaço nas ruas

Mesmo diante do clima de apatia, descontentamento e revolta, aos poucos o clima eleitoral contamina discussões em Lafaiete, nos bares, nas conversas, nos jardins e praças. A menos de 20 dias da maior festa da democracia, as campanhas dos 11 candidatos de Lafaiete ganham as ruas em busca do eleitor alimentando a esperança de que a cidade tenha capacidade de eleger diversos representantes no Congresso e na Assembleia de Minas e aumentar poder político.

Nas esquinas, nos cruzamentos, nos semáforos e avenidas mais movimentadas da cidade, a disputa de espaços já mostra que a eleição chega às ruas ainda tímida.

Uma das principais modalidades de divulgação sãos as equipes de cabos eleitorais e militares ocupando e disputando espaços com bandeiras de seus candidatos. As contratadas iniciam a jornada logo cedo e terminam já no entardecer colorindo as cidades de bandeiras em diversas cores. A eleição gera trabalho para muitos lafaeitenses.

Apesar de tímida, campanha já toma as discussões dos lafaietenses e bandeiras disputam o mesmo espaço nas ruas/CORREIO DE MINAS

Panfletos, folhetos, jornais e material diversos já entopem as caixas de correio. Os santinhos se proliferam nas calçadas.

Sem os famigerados e poluentes carros de sons, as campanhas destes anos são módicas e mais franciscanas. Os candidatos apostam na divulgação de suas plataformas no contato direto como o eleitor. A poluição visual de outras épocas, agora cede lugar a eleições mais baratas em que o poder econômico foi inibido.

A campanha vem crescendo e deve acirrar a disputa nas próximas semanas no colégio eleitoral de mais de 93 mil lafaietenses.

Se prevalece a apatia, nas redes sociais a disputa é intensa. Se por um lado, o bate boca, o confronto e descarga verbal crescem assustadoramente a limites indesejáveis com tons de rancor e difamação, os candidatos investem este ambiente virtual que ganhou uma importância estratégica e decisiva na motivação do eleitor, divulgação de proposta e disseminação de inverdades para derrubar o rival.

Importância

Lafaiete ganhou o centro das atenções de inúmeros candidatos. A cidade ficou mias prestigiada no mapa geo-político mineiro como visitas recorrentes. Dois candidatos ao Governo de Minas, Romeu Zema (Novo) e Anastasia (PSDB) jpá marcaram presença em atos públicos. Quatro candidatos ao Senado: Carlos Viana (PHS), Rodrigo Pacheco (DEM), Rodrigo Paiva já promoveram visitas.

Já nesta semana, no dia 19, a ex-presidente Dilma, candidato ao Senado pelo PT, está na cidade, movimentando as eleições.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade