Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância, apontou que o números de casos de Aids vem aumentado em Lafaiete. A taxa de crescimento no período entre 2013 a 2016 foi de 35%. Há um caso para cada 3,8 mil habitantes no Município.
No período surgiram 153 novos casos. Por detrás dos números constata-se a realidade de que os jovens entre 16 a 30 anos permanecem como o grupo mais vulnerável em Lafaiete. Do total de casos, ele representa 45%.
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS – 1º de dezembro – foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), para reforçar a solidariedade, tolerância e as informações sobre a prevenção.
O vereador Carlos Nem (SD) apresentou um projeto instituindo o “Dezembro Vermelho” cujo objetivo é buscar a conscientização e o enfrentamento do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTS).
A intenção é mobilizar a sociedade com atividades com foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas. O projeto propõe a realização de palestras e/ou entrevistas nas escolas, hospitais, empresas e associações com profissionais da área da saúde, com o objetivo de prestar informações e esclarecimento a população sobre as doenças. “Queremos também fortalecer os grupos e entidades que trabalhem diretamente na prevenção da doença, com as pessoas portadoras do vírus ou que já manifestaram a doença, como contribuir para a diminuição dos números de casos da doença”, avaliou Carlos Nem. O projeto propõe uma ampla campanha de divulgação maciça em Lafaiete.