Prefeitura pretende ainda este ano zerar a fila
por vagas em creches municipais
O ano letivo da rede municipal de ensino de Lafaiete inicia suas atividades no dia 4 de fevereiro. Esta foi a confirmação do Secretário Municipal de Educação, Moisés Matias, apesar que muitas prefeituras anunciarem o adiamento para depois do carnaval o início das aulas em função do atraso de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) pelo Govero do Estado. “São mais de 12 mil alunos e cerca de 1,4 mil profissionais da educação que já iniciam no dia 1º de fevereiro o calendário escolar. Está tudo preparado para recebermos nossos alunos”, informou. Moisés adiantou que a prefeitura disponibilizará material escolar/pedagógico e as unidades já receberam merenda. Na parte física, ao longo de 2018, foram investidos cerca de R$800 mil em reformas e pequenos reparos de escolas.
O secretário explicou que nos últimos dois anos houve um aumento de demanda por vagas em escolas. Segundo ele, além da crise financeira, que apertou os rendimentos das famílias, o principal atrativo e opção pelo ensino público é qualidade oferecida nas escolas como atesta o Índice de desenvolvimento Educação Básica (IDEB), de 2017, que coloca Lafaiete a dianteira em termos qualidade na educação na região. “A migração dos alunos para o ensino público é em função da qualidade oferecida em nossas escolas. Hoje não temos apenas uma escola em destaque mas há uma evolução conjunta do sistema. Mas isso é fruto do comprometimento do município em continuar investimento na educação. Mas retomamos nossas atividades focadas a qualidade de nossa educação””, salientou.
Creches
Segundo levantamento, existem hoje em Lafaiete 429 crianças fora do ensino infantil. Para suprir esta demanda, a secretaria trabalha que ainda este ano absorva a totalidade deste público. “Estamos trabalhando para que consigamos suprir esta demanda com aumento de vagas em creches”, afirmou.
Começa a funcionar a Creche da Travessia, além de adequações de novos espaços para receber as crianças. A Secretaria vai colocar em funcionamento as creches Augusta Paulina, no Santa Cruz, e nos Moinhos, a creche funcionará em um anexo mais amplo na Escola Municipal Jair Noronha. “Com estes investimentos e conclusão da creche do Jk/Arcádia vamos zerar a fila de crianças à espera de vaga”, comemorou Moisés.
Novidade
Atendendo uma resolução do Conselho Municipal de Educação, as creches públicas e privadas passaram a partir deste ano a funcionar nos hoários de 8:00 às 16:00 horas.
Editais e vagas
Até o final do mês a secretaria vai publicar editais no portal Transparência para designação de cerca de 200 profissionais para atender a demanda da rede municipal, obedecendo a listagem existentes (concurso e análise de curriculum).