×
Simulado

Fiscalização não encontra irregularidade em lote denunciado por moradores próximo ao supermercado Epa

Após denúncia realizada por moradores adjacentes ao lote situado na confluência das ruas Desembargador Dayrell de Lima e Padre Américo, próximo ao supermercado Epa, ao Jornal Correio de Minas, à Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e setores de Controle de Endemias e Centro de Controle Zoonoses, estiveram em visita ao local e veem informar que:

O agente de combate às endemias (ACE) Reginaldo Ferreira da Silva já havia realizado visita ao imóvel citado no dia 13/02/2019 e retornou na segunda-feira dia 19/01/2019 para uma vistoria. O imóvel é de responsabilidade do Elias de Paula.

Durante a visita foi constatado o acumulo de vários objetos, dentre eles, madeiras, geladeiras, freezers e garrafas de vidros. Estas estavam viradas para com a ponta para baixo evitando o acúmulo de água, contudo, informamos que os depósitos citados acima foram tratados com larvicida como ação preventiva, e outros possíveis focos foram eliminados de acordo com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde.

Fiscalização não encontra irregularidade em lote denunciado por moradores próximo ao supermercado Epa/ DIVULGAÇÃO

O Elias foi devidamente orientado sobre as medidas de prevenção ao vetor, e, além disso, o setor continuará a realizar o monitoramento em visitas bimestrais dos agentes de endemias.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses, compareceu ao endereço supracitado para averiguação, não havendo nenhuma resistência do morador, Elias, em deixar a equipe avaliar a situação dos animais por ele mantido. Foram verificados a quantidade de animais, condições clínicas, alimentação, trato e higiene dos mesmos. No local estavam 10 gatos machos, sendo 9 castrados e 8 gatas fêmeas, sendo 5 castradas; 3 cães machos, sendo 2 castrados e duas cadelas fêmeas, sendo 1 castrada e duas filhotes.

Os animais se encontram nutridos, com escore corporal adequado, água e comida. Um cão é mantido na corrente por correr atrás de veículos e pedestres, mas durante a noite, onde há menor movimento, o animal é constantemente solto. De acordo com a última visita realizada em 2017, reiteramos que a real situação de Elias e de sua esposa Rosa é precária, visto que as condições em que vivem, é insalubre tanto para os animais, quanto para eles.

A equipe do CCZ deixou agendada a visita para buscar os 4 gatos e os 3 cães, à serem castrados nos dias 25 e 26 de fevereiro, sendo devolvidos ao tutor no mesmo dia. Os animais filhotes, foram vermifugados e serão colocados para a adoção através da página da ALPA – Associação Lafaietense de Proteção aos animais.

Salientamos que não houve a necessidade de autuação ao morador, devido ao imóvel não oferecer riscos a população.

Leia mais:

http://correio.local/polemica-em-lafaiete-moradores-denunciam-e-cobram-fiscalizacao-em-lote/

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp