19 de abril de 2024 08:10

Amalpa vai cobrar compromissos de senadores com a região; prefeitos querem detalhes dos investimentos da Gerdau

 

Os prefeitos reunidos ontem, dia 15, na sede da Associação dos Municípios da Micro Região do Alto Paraopeba (Amalpa), em Lafaiete, confirmaram que os 3 senadores mineiros Anastasia (PSDB), Rodrigo Pacheco (DEM) e Carlos Viana (PSD) serão convidados a participarem de encontros com as lideranças regionais. A intenção é ouvir as propostas como cobrar investimentos e recursos em obras em favor do desenvolvimento econômico da região.

Região debateu propostas para região

O Presidente da Amalpa, o prefeito de Queluzito, Celinho (PR), adiantou que os senadores já foram contactos para agendamento em abril das reuniões. “Nosso propósito é ouvir o que os senadores podem fazer pela nossa região e cobrar também por um compromisso maior com nossas cidades em termos de projetos, ações, políticas públicos e investimentos. Queremos um canal direto com o governo federal”, assinalou.

Além da Amalpa, as associações micro regionais ANA (Barbacena) e ANVER (São João del Rei) participariam da reunião conjunta como forma de fortalecer os compromissos.

Dívidas

 Como é tônica, as dívidas do Governo do Estado com os municípios mobilizou os debates. Cristiano Freire, coordenador de Filas- Recursos do Orçamento Geral da União e Financiamentos da Caixa Econômica Federal, encheu os olhos dos prefeitos quando detalhou diversas linhas de investimentos disponíveis às prefeitura com empréstimos com carência de até 24 meses.

O prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos (PSDB), que obteve um empréstimos da Caixa para a construção da Rodovia da Batata, sugeriu ao deputado Glaycon Franco (PV) que os municípios pudessem colocar como garantia as dívidas do Estado com as prefeituras, até mesmo com o BDMG.

O deputado

Em sua fala, Glaycon Franco explicou que o bloco parlamentar na assembleia “Minas tem história” reuniu com o Governador Zema (Novo) quando ouviu dele de que o Estado vai  regularizar os repasses com os Municípios.

O prefeito Hélio Campos sugeriu que as dívidas do Estado com os municípios possam ser como garantia em empréstimos de investimentos

O deputado adiantou que a região pode ser valer de uma grande aliado novo governo mineiro. Trata-se Manoel Vítor que foi diretor industrial da Gerdau em Ouro Branco e vice presidente da empresa no Brasil.

Segundo Franco, ele deve ocupar o cargo de “super secretário” na futura super pasta a ser criada pelo Governo, envolvendo ao menos 5 secretarias. Glyacon disse que também convidará para uma reunião a Amalpa, o Ministro do Turismo, o deputado federal Marcelo Àlvaro Antônio (PSL). “Vamos revelar a ele as nossas potencialidades”, contou Franco.

Investimentos

Os prefeitos da Amalpa também estão de olho nos investimentos da Gerdau, cerca de R$ 1,6 bi na expansão em Ouro Branco, como também da CS em Casa de Pedra, em Congonhas com projetos em automação industrial. A intenção é também conhecer de perto os detalhes destes dois investimentos.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade