20 de abril de 2024 11:57

Oito pré candidatos sinalizam disputa nas eleições da cidade mais rica da região

Foi na inauguração do ramal do Paraopeba, da Estrada de Ferro Central do Brasil, em meados da década de 40, que ligou o povoado a Conselheiro Lafaiete e, posteriormente, a Belo Horizonte, que iniciou-se o desenvolvimento de Jeceaba. Porém foi na instalação da siderúrgica VSB que a cidade vem experimentando um novo momento econômico. Jeceaba é disparada a melhor cidade de renda per capita quando se divide o total de receita de 2018 (R$53,2 milhões) pelo número de habitantes chegando a R$10.698,00/ano.

Neste cenário, surgem ao menos 8 pretendentes para administrar a cidade mais rica da região. A sucessão do prefeito Fábio Vasconcelos (PDT) deve ser disputada em uma conjuntura de pulverização de pré candidatos e corrida municipal já agita os bastidores políticos locais.

Mas é na base do atual gestor que a disputa é mais acirrada quando 4 pretendentes duelam pela vaga. O vice prefeito, o empresário Zezé do Cristianinho, é uma das lideranças que almeja suceder Fábio Vasconcelos. O ex-vereador e assessor do prefeito, Edwilson Gomes, busca a vaga de cabeça de chapa. A advogada, que integra os quadros da assessoria jurídica da prefeitura, Julieth Matosinhos, tem seu nome ventilado na disputa, assim como o vereador Gilberto Riala. Caso haja divisão no grupo, crescem as chances da vitória da oposição. A informação é de que o prefeito não vai interferir diretamente na escolha do candidato deixando a responsabilidade para o grupo.

Ex prefeito

O nome do ex prefeito petista, Júlio Reis, também desponta como pré candidato ao pleito de 2020. Em 2016, ele perdeu as eleições para o atual prefeito pela diferença de 1.017 votos, mas ele aposta no desgaste do atual grupo político que comanda Jeceaba.

Outras vias

Ainda surgem 3 pré candidatos. Júnior (PV) foi candidato em 2016 chegando a 154 votos e promete voltar a disputa como uma 3ª via. Os empresários Wilton Fernandes, o Tim, e Gilberto Rates são apostas no quadro local.  A sorte está lançada e mais de 5 mil eleitores vão definir o futuro de Jeceaba

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade