A Prefeitura de Lafaiete, através da Secretaria de Obras, criou um traçado rodoviário como rota alternativa para os caminhões que atravessam o centro urbano sejam pela MG 129 ou BR482. O projeto da via está em fase de estudos, busca de parceiros e vai diminuir em quase 1 km o trecho para quem vai trafegar pela via alternativa ao invés de cortar pelo centro da cidade.
Mas a principal vantagem será de retirar do fluxo do trânsito mais de 700 carretas que diariamente cortam a cidade e provocam inúmeros transtornos. Neste caso, os caminhões que atravessam a Chapada também ganharão uma rota alternativa eliminando um grande problema no trânsito na região com carretas e bitrens engarrafando as vias e trazendo grandes riscos a segurança dos moradores. A nova via é também uma alternativa até que se construa a tão sonhada variante leste pela concessionária Via 040.
Traçado
A via alternativa inicia ao lado da Unipac na BR 482 e sai ao fundo do Bairro São Judas Tadeu, atravessa a ponte do Bellavinha e chega ao Morro da Mina. Neste local, pelo projeto, a via entrará pelos terrenos da Vale e cortará em 1,3 km, passando por cima do Rio Ventura Luiz. Em seguida o traçado para pelo Morada do Sol e chega ao a MG 129, perto do Hospital Regional, lado direito sentido Ouro Branco.
Mais a frente, a via segue e entra para o Bairro Lima Dias onde será construída uma rotatória perto do BH Supermercado seguindo pela antiga linha férrea, trajeto que será construído uma via pela prefeitura. A via desce pelo Belvedere, passa pela rua Santo Antônio de Pádua, no Bairro Santo Benedito, atravessa sobre a linha férrea e chega na BR 040, na região da Barreira.
O novo trajeto vai exigir a construção de 4 km de vias, já que o restante será aproveitado o traçado urbano existente, porém com melhorias e reforço no pavimento. Duas pontes também serão construídas. A prefeitura já iniciou a negociação coma Vale no Morro da Mina onde a estrada entrará em terrenos da mineradora.
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