Congonhas se tornará, em breve, sede de uma Microrregional de Saúde. Atualmente o município é uma sede bipolar juntamente com Conselheiro Lafaiete. Outra conquista será a da Unidade de Suporte Avançado (USA). Esta última notícia foi oficializada durante a reunião de prefeitos de municípios membros do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro-Sul (CISRU) de Minas Gerais, entre eles o atual presidente Denilson Silva Reis, de São Tiago, e seu antecessor, Zelinho, de Congonhas, José Valter, de Entre Rios de Minas, e Fábio Vasconcelos, de Jeceaba.
A USA conta com médico, enfermeiro e motorista e é equipada com ambulância que funciona como UTI, para atendimento do código vermelho, indicador de paciente com risco iminente de morte. Com a liberação já concedida pelo Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde, passará a haver na Macrorregião Centro Sul cinco USA’s de transferência. As demais estão instaladas em Barbacena, onde fica a Central de Regulação do serviço, Conselheiro Lafaiete e em São João Del Rei.
Além dessas, existem 18 Unidades de Suporte Básico (USB) do SAMU, como a de Congonhas, equipada com ambulância básica acompanhada de um técnico de enfermagem e que seguirá funcionando em conjunto com a base avançada.
“Já estamos formalizando o Termo Aditivo do contrato de programa, pelo qual acontecerá o repasse do recurso por parte do Estado e da União para o CISRU da Região Macro Centro Sul, sediado em Barbacena, o que garantirá condições de contratação da equipe da USA de Congonhas. A ambulância equipada com UTI já foi adquirida pelo consórcio”, explica a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro-Sul (CISRU) de Minas Gerais, Ormezinda M. Barbosa.
A USA de Congonhas será instalada na avenida Michael Pereira de Souza, no bairro Campinho. Para o prefeito Zelinho, “esta conquista representa mais segurança para moradores de Congonhas e região, inclusive para os que trafegam por rodovias como a BR-040. Esta unidade avançada realiza inclusive atendimento inter hospitalar. Atualmente quem realiza a maior parte dessas transferências são as ambulâncias do município, que acabam sendo cedidas juntamente com médicos para a prestação do serviço, o que desfalca a equipe da UPA 24h. Assim que a base avançada estiver funcionando, o que ocorrerá em breve, este problema será resolvido”.