A perseverança é um dos elementos mais relevantes para que um projeto social tenha sucesso em sua missão de impactar vidas das pessoas. Há 2 anos implantado em Lafaiete por um grupo de voluntários, o projeto Lacre Solidário, que faz parte do braço social da Loja Maçônica “Libertas Homini” de Lafaiete e de diversas cidades da região, inclusive outras lojas maçônicas de Lafaiete tem o objetivo de arrecadar lacres de latinhas de alumínio para trocar por cadeiras de rodas. “O trabalho é de formiguinha para chegar ao objetivo”, avaliou o empresário e um dos idealizadores do projeto, Marconi Oliveira Silva.
Para se conseguir uma cadeira é preciso juntar 140 garrafas plásticas de dois litros cheias de lacres totalizando 90 quilos. A quantidade é bem expressiva, mas com a ajuda de pessoas, entidades, amigos, familiares e empresas que se mobilizaram pela cidade já foram adquiridas 20 cadeiras, distribuídas a Sociedade São Vicente de Paula, assistência social da prefeitura de Lafaiete e nas diversas lojas maçônicas da região.
Para promover mais rentabilidade, os organizadores vendem diretamente aos donos de sucatas. Com preço mais em conta, as cadeiras são compradas direto da fábrica no Paraná. “Com a mobilização social, as cadeiras fazem a diferença para aqueles cadeirantes que precisam se locomover”, avaliou Marconi.
A rede de mobilização vai além das fronteiras de Lafaiete e região e ganha a adesão de voluntários, como exemplo de dono de restaurante que em São Paulo assumiu a campanha e arrecada lacres, enviando para a organização em Lafaiete.
Uma menina de 12 anos, de nome Maria Eduarda (Duda) juntou dezenas de pets e mobiliza amigos e parentes em prol da campanha e já arrecadou 15 garrafas cheias em um digno trabalho de nota. Ela diretamente participou da entrega de uma das 20 cadeiras.
Novo ciclo
A iniciativa que, rapidamente gerou o engajamento social, entrou em um novo ciclo ganhando a adesão do Núcleo Municipal de Educação Infantil da prefeitura de Lafaiete, envolvendo 5 escolas da educação infantil envolvendo mais de 700 alunos assumindo o protagonismo infantil na campanha. Eles mobilizam os pais, as famílias e os amigos em torno do Lacre Social.
No último dia 29, os novos multiplicadores assumiram a campanha com fervor, entusiasmo e generosidade com o lançamento oficial em um evento que lotou as dependências da Câmara. “Foi um momento de rara alegria pela espontaneidade das crianças”.
O projeto também conta com o apoio incondicional do SEBRAE. Mais informações; 31- 98651-9880