Acontece neste momento em Belo Vale uma Audiência Pública na Câmara Municipal para tratar das questões das mineradoras na Serra dos Mascates (Moeda). O encontro conta com a presença de representantes de mineradoras que atuam na região.
Estão sendo discutidos os seguintes temas:
- As duas barragens da VALE no município – Marés I e II – Consideradas de risco pela própria VALE, a qual já demarcou a área que poderia ser atingida – Contradições nas informações . A empresa ainda luta para ampliar seus empreendimentos na região, e está atualmente sob uma liminar na não concluir a PDE II que traz sérios danos …
- CSN – discussão das atividades da empresa, e o possível rompimento da Barragem de Congonhas e consequências para Belo Vale.
- Os danos causados à comunidade dos Pintos, por rompimento de um sump de contenção, que atingiu, inclusive o Rio Paraopeba. A GREEN METALS vem atuando sem LO, sob um TAC do MPMG e causando danos na MG-442 utilizando trevo de forma indevida, sem autorização do DEER/MG – ela está controlando o trânsito para privilegiar seus caminhões.
- Mineração Polaris S.A – uma das maiores poluidoras do Córrego Mares, recentemente multada pelo MP, e que faz um trabalho sujo.
- As questões do uso e qualidade das águas será também tema de discussões.
Leia mais:
Mineração: Vale do Alto Paraopeba, pânico e injustiças
Contenções de lagoa de mineradora arrebentam na zona rural de Belo Vale e atingem comunidad