Criada sob a inspiração do Arcebispo Dom Oscar de Oliveira, a Rádio Congonhas vem, ao longo de sua existência, fomentando a fraternidade, a justiça, a cultura, o lazer e as transformações sociais. Falando a inteligência e ao coração está aberta a todos os segmentos da comunidade.
Por ser a história viva da cidade, enfrenta desafios, resgata injustiças, incentiva atividades culturais, esportivas e sindicais. Denuncia, objetivando sempre promover a formação da consciência política e social da nossa gente.
Crescendo e modernizando a emissora iniciou suas atividades em 19/11/1961 funcionando com 1KW, de potência em Onda Média. Em 20/06/2007 foi autorizada a funcionar, também, em Onda Tropical com 1KW.
Com atuação socialmente responsável dotada de ações que promovem a cidadania, a valorização do ser humano e o incentivo a produção cultural nas diferentes camadas sociais, a Rádio Congonhas foi, através da Lei 483 de 10/08/1970, declarada como entidade de Utilidade Pública Municipal e em 19/07/1974 transformada em Fundação Rádio Difusora de Congonhas.
Em 13/11/1987 foi autorizada, pelo Ministério das Comunicações, a funcionar com transmissores de 5KW em Onda Média. A partir de 01/06/2000 passou a operar com 10KW se tornando, inquestionavelmente, numa das forças do rádio mineiro.
Em 2018, a emissora se adequando a lei de migração do AM para o FM, iniciou suas transmissões na frequência 91,3, e nesta quarta feira (17), encerra suas transmissões no AM 1020, às 16:00 horas.
A Rádio Congonhas continuará transmitindo pelas ondas tropicais de 62 metros, na frequência 4775, frequência está ouvida em vários cantos do Brasil por conta de sua abrangência nacional e também por amantes do rádio espalhados por todo mundo , que relatam suas experiências em ouvir a emissora por meio de cartas e contatos via e-mail e redes sociais.
O novo sinal em FM possui para a região maior abrangência e qualidade de som digital o que vem ampliando a audiência da Rádio Congonhas.
Acompanhe a programação da Rádio Congonhas também pela internet: https://www.radiocongonhas.com.br/