27 de abril de 2024 08:39

Grito de Liberdade II – 13 de junho 1842 –  Liberais de  Queluz às armas

Por João Vicente

Queluz, teve uma presença marcante no Movimento de 1842, tanto do ponto de vista militar e econômico (fazendeiros ricos da região custeavam o movimento e colocavam seus escravos,familiares para engrossar as tropas, além das tropas da G.N.).No trecho abaixo, o Cônego Marinho, um dos líderes do Movimento de !842 descreve com detalhes no seu livro, “Historia do movimento político que no anno de 1842 teve lugar na província de Minas Geraes”, como foi a tomada de Queluz e o reconhecimento da Câmara da Vila de Queluz ao governo provisório dos insurgentes liberais instalado em Barbacena no dia 10 de junho.      

Em 2012 a Câmara Municipal de Conselheiro realizou Sessão Solne para comemorar a entrada de Queluz na Revolução Liberal de 1842

“Foi a Vila de Queluz a segunda povoação da Província, que aderiu ao movimento. No dia 13 de junho marchava do distrito de Catas Altas da Noruega,o tenente-coronel Jacó de Orneias Coimbra(1) à frente do batalhão do seu comando, a fim de fazer reconhecer na vila o governo insurgente, e à distância de meia légua o veio encontrar com a sua companhia o capitão Marciano Pereira Brandão que saído  do distrito de São Gonçalo, a quem, dias antes, o presidente Veiga havia promovido a major, mas que aderiu cordialmente ao movimento, a que com lealdade e zelo serviu até o último instante. Estas forças entraram na vila, que já se achava iluminada, sem que encontrassem o menor obstáculo, pois que dela se haviam retirado os poucos oligarcas que a habitam. Muito concorreu para que a Vila de Queluz se pronunciasse tão enérgica e decididamente pelo movimento, a influência dos cidadãos Joaquim Rodrigues Pereira, que presidia a municipalidade, Antônio Rodrigues Pereira( pai do Conselheiro Lafayette), nomeado chefe de legião, padre Gonçalo Ferreira da Fonseca, membro da Câmara, um dos mais ricos proprietários do termo, e um dos sacerdotes de melhores costumes, que possui a Província. A dedicação dos capitães Marciano e Rezende deu fortaleza à reunião de Queluz. A municipalidade reconheceu na mesma noite do dia 13 a presidência interina, e em poucos dias estava reunida na Vila de Queluz uma coluna, que continha para mais de 400 praças. Não é fácil avaliar devidamente os serviços prestados por essa porção de distintos mineiros, que tão próximos da capital, ameaçados de um ataque a cada dia pelas forças do Ouro Preto, nunca esmoreceram, nunca balancearam, e os homens mais acreditados do termo sobre quem não podia recair a suspeita de que estivessem possuídos de despeites, ou instigados por pretensões quaisquer, eram os que se achavam à frente do movimento. “

Quadro Ettore Marangoni  retratando a movimentação dos liberais de Sorocaba aderindo ao Movimento de 1842 na província de São Paulo ( imaginário que em Queluz esta cena se repetiu em 13 de junho de 1842 em frente a Câmara)
Gravura de Queluz em 1842. O numero 6 nesta gravura é o desenho da Câmara de Queluz

Essa data histórica sobre o feito heroico dos vereadores da Câmara de Queluz está preservada numa placa alusiva que se encontra no corredor do espaço cultural da Câmara Municipal de Conselheiro inaugurada em junho de 2012 nas comemorações dos 170 anos da presença de Queluz no Movimento Revolucionário de 1842, realizado pelo “Movimento Memória Viva de Queluz” em parceria com a Câmara Municipal, IHGMG e o ACCMC de Piranga. Abaixo, texto da Placa alusiva à data, que foi descerrada durante a solenidade.

“Apelo que, ontem, ecoou na Câmara de Queluz, hoje na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete relembramos esse brado feito há 170 anos, quando esta Casa Legislativa reconheceu o Governo Interino” (parte do texto da Placa alusiva à data, que foi descerrada durante a solenidade)

“Ilmo. Exmo.Sr. – A Câmara Municipal da Vila de Queluz tem a honra de comunicar a V.Excia. que acaba de reconhecer o seu Governo, e de transmitir a todos os juízes de paz do seu município as ordens, que V.Excia. lhe remeteu em portaria de 10 do corrente mês. Deus guarde a V.Excia. muitos anos. Paço da Câmara de Queluz em Sessão permanente aos 14 de junho de 1842 – Ilmo. E Exmo. Sr. Jose Feliciano Pinto Coelho da Cunha, Presidente Interino da Província. – Joaquim Rodrigues Pereira, Joaquim Ferreira da Silva, Gonçalo Ferreira da Fonseca, Joaquim Albino de Almeida, Felisberto Nemésio Nery de Pádua.”

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade