O 24º Festival de Inverno, realizado de 12 a 21 de julho, promoveu cerca de 40 atrações artísticas, que passaram não só pela região central, mas também por outras cinco comunidades.
O tradicional evento fomenta a cultura e incentiva, principalmente, os artistas locais, que participaram ativamente. Além disso, dá oportunidade ao público de apreciar o que há de melhor nos grandes centros mineiros.
A realização foi da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultural, patrocínio da CSN e LGA, e apoio das secretarias de Educação e de Esporte e Lazer, da FUMCULT, da Gerdau e do IFMG campus Congonhas e Ouro Branco.
Diariamente, o centro da cidade recebeu espetáculos infantis, atraindo pessoas de todas as idades! Participaram grupos de Belo Horizonte e de Mariana e também grupos congonhenses, que encheram de brilho os olhos das crianças.
Já os adultos puderam curtir shows de MPB, jazz, rock, sertanejo, forró, bandas tradicionais e música erudita, além de espetáculos diversificados de dança, música e teatro. Dois shows foram marcantes: o da banda mineira 14 Bis e o do grupo carioca Seu Cuca.
O festival também se estendeu aos distritos de Lobo Leite e Alto Maranhão, à comunidade de Santa Quitéria e aos bairros de Joaquim Murtinho e Pires, onde aconteceram oficinas, espetáculos e shows.
Oficinas
O momento também foi de muito aprendizado, com oficinas destinadas a jovens e adultos. O IFMG de Congonhas e Ouro Branco ofereceu oficinas de tambor, confecção de enfeites natalinos, improvisação teatral e jardinagem, abarcando suculentas e kokedamas. Também foram oferecidas duas atividades: a “Noite Astronômica”, com a observação de planetas e do eclipse lunar, que aconteceu no dia 16 de julho, e o “Mundo Invisível”, com a observação por meio de microscópio.
Na área da culinária, foi oferecida a oficina “Gastronomia Mineira Contemporânea”, com o chef de cozinha Vinícius Curtts. Também houve um workshop direcionado às quitandeiras da cidade, com o coordenador do SENAC BH, Luciano Avellar. As crianças também não ficaram de fora, com a “Mini Chef Pizzaiolo”, ministrada pela chef Gabriella Palmieri, na Clínica Recomeçar.
Foram promovidas, ainda, as oficinas “Brincando na Natureza”, com Daniella Palomino e Júnior Padovani; “Literatura Animada”, com Quim Cordeiro e Márcia Teixeira; ” e “Trilha Ecológica”, com Maria Iva Mendonça e Grace Kelly de Souza.