Falta de médicos preocupam população e Secretaria diz que está com dificuldade de contratação. Os moradores que dependem do SUS em Capela Nova reclamam que estão sem médicos na unidade básica de saúde desde começo dessa semana. Pacientes procuram a Unidade Básica de Saúde e logo são informados da falta de médicos de plantão.
O problema se agravou no início dessa semana quando dois profissionais deixaram a unidade de saúde. De acordo com Sandro Eduardo Paiva, Secretário de Saúde, a médica que atenderia na segunda feira e o médico que atenderia na terça e quarta feira deixaram a unidade. Nesta quinta feira também não houve médico, pois, estaria doente.
O que está ocorrendo segundo Sandro, é muita rotatividade, ou seja, contrata e poucos dias depois, os médicos acabam pedindo para sair. O município oferta um preço muito baixo por plantão para os médicos o que não seria atrativo para eles. “Pagamos hoje algo em torno de 700 reais bruto, 620 reias livre por plantão, valor mais baixo em nossa região. Conseguir os profissionais até consigo, mas quando informamos o preço do plantão, a desistência é imediata.” Informou.
Umas das soluções seria a contratação por licitação, de empresa especializada credenciada, como foi em gestões anteriores. A responsabilidade por eventuais faltas seria da empresa que faria a reposição imediatamente.
Outra forma de solução seria o envio à Câmara Municipal de um projeto para aumento de salário dos médicos, o que pode gerar polêmica, pois onera ainda mais o município, sendo que esse ano a Prefeitura nem concedeu o reajuste salarial (Ano 2019) aos demais profissionais. (Capela News).