28 de março de 2024 17:34

Congonhas implanta estacionamento rotativo para 400 vagas e fracionamento do valor; pagamento será por meio parquímetro

Parquímetro ou parcómetro é um um dispositivo eletromecânico ou eletrônico usado para controle de estacionamento rotativo em vias públicas/DIVULGAÇÃO

Para permitir a rotatividade e possibilitar a maior oferta de vagas, a Prefeitura de Congonhas vai implantar o sistema de estacionamento rotativo, por meio de parquímetro. A previsão é de que o sistema comece a operar em novembro. A empresa responsável é a Rota Park Estacionamento LTDA, contratada via licitação, que prestará serviços de gestão e controle de uso das vagas das principais vias da cidade.

No total, 20 parquímetros estão sendo instalados em diversos pontos da cidade. O serviço deve terminar nesta sexta-feira, 11. Em seguida, será realizado um treinamento da equipe da Diretoria de Trânsito para parte operacional e da Guarda Municipal para a fiscalização. Também será feita uma campanha educativa para a população. A primeira fase da implantação começou em maio com a contagem de vagas e as locações para o início do sistema.

Como será?

A implantação do uso do parquímetro será feita em três etapas. A primeira será destinada à área central da cidade e seu entorno, com 211 vagas disponibilizadas. As ruas que vão fazer parte da segunda e da terceira fase ainda serão divulgadas, mas contemplam 189 vagas. Os equipamentos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h até às 18h. E aos sábados das 8h às 13h.

O equipamento possui um relógio interno, que controla o tempo de uso. Se o tempo não for todo utilizado, o valor será cobrado fracionado. O valor estipulado será de R$ 2 a hora, sendo que o sistema oferecerá aos usuários três formas de pagamento: por meio do aplicativo para Android e iOs, cartão e moedas. A novidade será a emissão de comprovante ou envio via SMS. Os pontos de venda serão informados em breve.

A medida segue a Lei Nº 3.458 de dezembro de 2014, que instituiu as áreas para estacionamento, e o Decreto Nº 6.133 de fevereiro de 2015, regulamentando as áreas de estacionamento rotativo pago.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade