20 de abril de 2024 07:13

Ouro Branco quer recriação do cartório eleitoral e luta pela nomeação de juiz titular para a comarca

Comitiva liderada pelo prefeito Hélio Campos visitou a Corte Eleitoral

Nesta tarde (8), uma comitiva formada pelo prefeito Hélio Campos, vice-prefeito, Dr. Celso Vaz, promotor de Justiça, José Lourdes de São José, procurador do Município, Alex Alvarenga, estiveram no Gabinete do Desembargador e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Rogério Medeiros.

A comitiva protocolou a solicitação da recriação da Zona Eleitoral em Ouro Branco que será avaliada pelo Tribunal Eleitoral. Na oportunidade, o desembargador Rogério Medeiros informou que não há nenhuma intenção da Justiça em fechar o posto de atendimento da Justiça Eleitoral em Ouro Branco.

Além disso, o desembargador informou sobre a preocupação com o baixo número de eleitores que procuraram a Justiça Eleitoral para fazer a Biometria e solicitou o comparecimento de todos os eleitores para a realização da Biometria com o máximo de urgência, sob pena de Ouro Branco ter um número grande de títulos cancelados.

Juiz Titular

O final de agosto, o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, o deputado Estadual Glaycon Franco e o presidente da OAB de Ouro Branco, Márcio Vander e o procurador do Município,  Alex Alvarenga estiveram em reunião com o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Nelson Messias, para solicitar a designação de um juiz à Comarca.

Atualmente, Ouro Branco conta com a cooperação de um magistrado de Conselheiro Lafaiete. Foram ainda retomadas as discussões sobre a instalação de uma segunda vara em Ouro Branco e a possibilidade de que a cidade volte a contar com uma zona eleitoral.

A perda

Em 17 de agosto de 2017, a Corte Eleitoral aprovou a Resolução 1039 para o rezonamento eleitoral. À época foram extintas 45 zonas eleitorais de Minas, das 351 existentes. Ao todo, dos 853 municípios de Minas, 139 passaram a integrar novas zonas eleitorais. Na região medida extinguiu 198 ª Zona Eleitoral, de Ouro Branco, transferindo para Lafaiete.

Com o rezoneamento, Jeceaba deixou de pertencer a 106ª Zona Eleitora de Entre Rios e passou a 306º Zona de Belo Vale.  Lagoa Dourada, antes pertencia a São João Del Rei, passou a Prados. Rio Espera integrou a 11ª Zona Eleitoral de Alto Rio Doce.

Leia mais:

 

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade