Moradores de todas as regiões da cidade têm reclamado da grande incidência de pernilongos, problema que tem atrapalhado o sono de muita gente. Há menos de uma semana, o mosquito aumentou sua incidência apavorando muitas residências. O pernilongo é um mosquito da espécie culex e possui hábitos noturnos, emitindo som que incomoda, além de sua picada que provoca coceira. O inseto se reproduz em água suja, com muita matéria orgânica. Na seca, há um aumento dos pernilongos, pois a água escassa que está no ambiente, está acumulada de matéria orgânica, como fezes e folhas. Na época das chuvas, esse material é levado para outros lugares.
Apesar da grande incidência de pernilongo, a Prefeitura não pode utilizar veneno para controlar o inseto. O uso de venenos deve ter o objetivo de saúde pública e deve ser justificado pela transmissão de doenças pelo inseto, este não é o caso.
Diante do incômodo, a saída encontrada por moradores é uso de inseticida spray. Os veterinários alertam que o uso de inseticidas pode comprometer a saúde dos moradores da casa. “É um produto químico e deve ser usado com cautela”, disse um veterinário a nossa reportagem. Ele orienta as pessoas a usarem telas nas janelas, que devem ser fechadas ao entardecer. “Antes de dormir, olhe atrás das cortinas e dos móveis para ver se há pernilongos e espantá-los.”
Caso seja necessário o uso de inseticida, o profissional recomenda adquirir produtos que tenham registro e ler a bula antes de usá-lo. “Para utilizar o inseticida, abra a janela, espirre o líquido e deixo o ar circular. Não respire o ar com o produto em suspensão, pois pode acarretar em problemas respiratórios ou alergia.”
“Para evitar as picadas, uso repelente. Já para matá-los, utilizo aquela raquete que dá choque”, disse uma moradora. O veterinário alerta que o repelente também é um produto químico e não deve ser usado em excesso e repetidamente. Já a raquete, ele avalia como uma boa opção.
Outras dicas dadas por veterinários são acabar com os pernilongos é evitar acumular matérias orgânicas da casa e do quintal e armazenar, além de descartar corretamente o lixo. O ventilador ajuda a evitar picadas, pois dificulta o pouso desses animais para fazer a sucção de sangue. “Vela de citronela é um produto natural e possui eficácia contra pernilongos.”
Uma preocupação é confundir o mosquito da dengue com o pernilongo. O veterinário explica que o pernilongo e o Aedes aegypti possuem hábitos diferentes. “O pernilongo incomoda à noite, e o mosquito da dengue possui hábitos diurnos.” Outra diferença é o local de reprodução. “A água parada e suja é de preferência do pernilongo, diferentemente do mosquito da dengue, que prefere água limpa.”