A violação de direitos dos povos ciganos, sobretudo quanto a dificuldades de acesso a políticas públicas municipais, será debatida em audiência pública acontece hoje, no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A reunião será na Comissão de Direitos Humanos, a pedido das deputadas Leninha (PT) e Andréia de Jesus (Psol), respectivamente presidenta e vice, e ainda do deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), preocupados com o acesso dos povos ciganos a direitos básicos e fundamentais onde se encontram abarcados.
Por indicação do Presidente da Câmara de Lafaiete, o Vereador Pedro Américo (PT) estará presente a audiência onde levará as demandas dos povos ciganos que residem em 3 locais (Paulo VI, São José e Satélite). “Nossa intenção é preservar esta cultura e etnia como ampliar e garantir o acesso saneamento básico ou de qualquer outra infraestrutura básica, como ponto de água e energia. Queremos preservar a vivência, seus costumes e tradição e discutir a discriminação e o preconceito”, salientou o petista.
Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.