A CSN Mineração informa que as barragens do Complexo Casa de Pedra, em Congonhas (MG), não sofreram impactos em função das fortes chuvas dos últimos dias. Na última semana, a Defesa Civil de Congonhas realizou uma vistoria na Barragem Casa de Pedra e constatou que a estrutura é estável e encontra-se preparada para suportar um grande volume de
chuvas. Ela é feita para aguentar uma quantidade atípica de chuvas (chuva de dez mil anos), bem acima do que ocorreu recentemente. Além disso, o monitoramento das estruturas é constante, com a utilização de 329 equipamentos, incluindo drones.
Reforçamos que a Barragem Casa de Pedra é construída pelo método a jusante, considerado mais seguro, pois sua base é sobre terreno natural (sólido). A CSN Mineração lembra que cumpre todos os requisitos legais estabelecidos pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), Agência Nacional de Mineração (ANM) e demais legislações vigentes no Brasil. A empresa possui laudos que atestam a estabilidade das estruturas do Complexo Casa de Pedra, sendo que o mais recente foi emitido por uma empresa independente no mês de setembro de 2019.