23 de abril de 2024 06:13

Deputado federal Padre João solicita criação de Comissão Externa para acompanhar municípios impactados pelas chuvas em Minas

O deputado federal Padre João (PT-MG) solicitou nessa terça-feira (4) ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a criação de uma Comissão Temporária Externa para acompanhar “in loco” os municípios impactados pelas fortes chuvas em Minas Gerais. Em discurso no plenário da Câmara, o parlamentar solicitou atenção ao presidente da Casa, ao pedido protocolado e à necessidade de prestar auxílio rápido e contundente aos atingidos e atingidas.

Foto – Gustavo Bezerra-Arquivo

As chuvas ocorridas em Minas Gerais, em razão de ausência de efetivação de políticas públicas adequadas de planejamento urbano, de moradia, de preservação ambiental e outros, causaram enchentes, deslizamentos, destruição de pontes, de vias de acesso e de casas.

De acordo com o último Boletim divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais, foram decretadas 196 situações de emergência pelo estado de MG, e 5 de calamidade pública decretadas pelos municípios. Foram afetados no período de 24 de janeiro a 3 de fevereiro, em decorrência das fortes chuvas, milhares de pessoas, com 45.390 desalojados, 9.287 desabrigados, 67 feridos e 58 óbitos confirmados.

Mais recursos

“A bancada mineira está empenhada em colaborar com esta situação de urgência e a necessidade enfrentada pelos municípios mineiros atingidos pelas fortes chuvas. Vamos somar os esforços e, também, viabilizar com urgência a indicação e liberação de recursos de emendas individuais e coletivas para áreas como: saúde, infraestrutura e assistência social para atender os municípios mais afetados”, finaliza Padre João.

O requerimento apresentado é o nº 36/2020.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade