23 de abril de 2024 17:13

Amalpa: lideranças regionais cobram por investimento em saúde, carência crônica de UTI’s e conclusão do hospital regional

“A maior aspiração e sonho da nossa região é a conclusão do hospital regional.” O discurso do Deputado Glaycon Franco (PV) sintetizou o ambiente de cobranças em que o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, ouviu durante a reunião da Amalpa, ocorrida agora há pouco no Solar Barão do Suassuy, em Lafaiete.

o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, ouviu cobranças durante a reunião da Amalpa, ocorrida agora há pouco no Solar Barão do Suassuy, em Lafaiete /DIVULGAÇÃO

A obra, que atravessa 3 gestões e está paralisada há mais de uma década, mobilizou os debates no encontro regional da entidade máxima do municipalismo regional. Em sua fala, Glaycon Franco expôs os desafios da região na área de saúde, cobrando maior atenção do Estado para a região. “Temos uma das regiões mais populosas de Minas e uma das mais importantes, porém ainda não fomos reconhecidos como tal e uma das principais carências é a saúde”, discursou.
Além do hospital regional, a falta de UTI’s em hospitais, carências de cirurgias e UTI’s neonatal foram as principais demandas apresentadas ao Secretário de Estado.
O Prefeito de Lafaiete, Mário Marcus (DEM) também reforçou as cobranças, recorrendo que a população confia na conclusão do hospital regional. “Depositamos muita confiança e firmeza na administração atual do Estado e que encontre uma solução satisfatória para esta obra que vem para suprir nossa grande demanda por saúde”, avaliou.
Sem estrutura
A falta de UTI’s foi evidenciado durante a explanação da Secretária Executiva do SAMU, Ormesinda Salgado, quando alertou que há apenas 9 unidades para atender a micro regional de Lafaiete, calculada 200 mil habitantes.

 

Esperança
“Vou dizer muito não, mas o sim que eu proferir será cumprido”. Assim expressou o Secretário de Estado, Carlos Eduardo Amaral, quando questionado sobre investimentos na região. Quando discorreu sobre o hospital regional, ele antecipou que o Estado tenta viabilizar a sua conclusão e manutenção através de medidas compensatórias dos desastres ambientais da mineradora Vale, em Mariana e Brumadinho. “Trago aqui esperanças e novidades, tanto que já trabalho a operacionalização do hospital, para mostrar qual o entusiasmo com esta alternativa. Daremos um grande passo assim neste sentido”, observou.
O secretário reconheceu a recursos, investimentos e equipamentos para a região, mas deixou claro a sedenta plateia de que cumprirá todos os acordos prometidos. “Estamos trabalhando na recuperação fiscal do Estado para que sobre recursos para investimentos. Assumimos com atrasos em fornecedores de medicamentos em até 204 meses e hoje estamos com 90 dias, o que considero um grande avanço”, avaliou.
Após o almoço entre as lideranças regionais, o secretário de estado, deputado Glaycon Franco e prefeitos visitariam a obra do hospital regional.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade