23 de abril de 2024 08:26

Discussão histórica sobre a Saúde – Glaycon Franco traz Secretário de Estado de Saúde à reunião da Amalpa

O secretário de estado de saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, atendeu ao convite do deputado estadual Glaycon Franco e participou, na sexta-feira, 06 de março, da 246ª Assembleia Geral da Amalpa – Associação de Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba.

Foi ampla a explanação do secretário e dos demais integrantes das organizações de saúde, sobre o cenário da saúde pública em Minas Gerais, especialmente com relação às particularidades da macrorregião centro-sul.

Superintendente Regional de Saúde, Hérica Santos (em seu pronunciamento), responsável pela macrorregião centro-sul também esteve na reunião a convite do Deputado Glaycon Franco / DIVULGAÇÃO

Durante a assembleia, foram tratados assuntos como a redivisão das microrregiões de saúde da macrorregião, que atende a 787.099 habitantes. Um dia antes, foi oficializada a microrregião de saúde de Congonhas, desmembrada da microrregião de Conselheiro Lafaiete, e que atenderá a 124.457 pessoas, que abrigará os municípios de Congonhas, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Ouro Branco e São Brás do Suaçuí. Já a microrregião de Conselheiro Lafaiete ficará responsável por uma população de 185.323 pessoas, nos municípios de Conselheiro Lafaiete, Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Cristiano Otoni, Itaverava, Lamim, Piranga, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes e Senhora de Oliveira. A redivisão trará possibilidade de realocação de investimentos entre as microrregiões, para corrigir algumas distorções apresentadas por dados estatísticos.

 Segundo dados do Cisru – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede Centro-Sul, em 2019, entre as três microrregiões, a de Lafaiete atendeu a 10.008 casos de urgência e emergência, enquanto São João del-Rei atendeu a 9.127 casos e Barbacena 7.537. Dos 64 leitos de UTI existentes na macrorregião, Conselheiro Lafaiete conta com apenas 9 leitos, mesmo sendo polo do maior atendimento de emergências. Diante de distorções como esta, Glaycon Franco, que é médico, chamou a atenção de todos para a necessidade de correção desta realidade, atentando, também, para outros aspectos da saúde em toda a região, como a falta de leitos cirúrgicos cuja necessidade, segundo a regulamentação, seria de 515 leitos e a macrorregião possui apenas 239, resultando em uma deficiência de 276 leitos cirúrgicos, segundo informações do Cisru, pela fala da Sra. Ormesinda Barbosa. “Existem reivindicações que são crônicas na nossa região, como leitos de UTI e leitos cirúrgicos. É um absurdo a fila de espera por cirurgias e vagas de UTI e UTI neonatal na nossa região. Todos nós que militamos na saúde, apresentamos ao secretário Carlos Eduardo este problema, decorrente da falta de investimento porque os gestores não tiveram esta preocupação no passado. Seguindo em frente e de olho no futuro, tenho certeza de que teremos o secretário como aliado nesta empreitada”, concluiu o deputado.

 A reunião foi realizada sob clima de grande atenção, com importantes informações, tendo se tornado um momento de grande reflexão sobre importantes aspectos da saúde em toda a macrorregião

 

 Importância da presença do Secretário

A deferência do secretário ao manter o compromisso de se encontrar com os prefeitos filiados à Amalpa foi ressaltada por Glaycon Franco: “Queria agradecer publicamente ao amigo Carlos Eduardo, que reiterou a disponibilidade para estar aqui conosco, mesmo tendo de enfrentar problemas de natureza administrativa na Secretaria de Estado de Saúde. O fato de ter honrado o compromisso assumido com a gente demonstra a atenção que o secretário dispensa à nossa região”.

 Glaycon Franco também fez questão de agradecer pela presença, na reunião, da Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Santos, que colocou-se à disposição para auxiliar no que for necessário, a fim de fortalecer a região. Hérica Santos falou sobre a reativação e ampliação dos serviços, em Lafaiete, do Escritório Descentralizado da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, um dos focos de trabalho do deputado Glaycon Franco, que terá seus serviços ampliados.

 O deputado ainda agradeceu a presença da Secretária Executiva do Cisru, consórcio que faz a gestão do Samu Centro-Sul, Ormesinda Barbosa. Na oportunidade, Ormesinda apresentou os registros do balanço do ano de 2019, quando o Samu prestou 26.672 atendimentos que salvaram vidas. Além disso, abordou os maiores desafios enfrentados, como a falta de recursos, falta de leitos de UTI e cirúrgicos, superlotação nas salas vermelhas, entre outros. Após sua explanação, as autoridades presentes realizaram um breve debate a fim de buscar soluções para esses desafios.

 

Hospital Regional

 A expectativa maior dos presentes era por informações sobre a retomada da obra do hospital regional. “O maior sonho da nossa região é a conclusão do hospital regional”, disse o deputado Glaycon Franco. Às dezenas de prefeitos, vice-prefeitos e demais lideranças que lotaram o Solar do Barão de Suaçuí, o secretário assegurou que o Governo Romeu Zema não medirá esforços para atender à principal demanda da população, que é a conclusão do hospital regional.

Em 2019, a Secretaria de Estado de Saúde publicou edital de Tomada Pública de Subsídios (TPS), para obter estudos e levantamentos para elaboração de modelos de negócios para a conclusão das obras paralisadas dos hospitais regionais do estado. Carlos Eduardo Amaral esclareceu que o chamamento de parcerias não deu o resultado que se esperava e que o Estado buscará novas alternativas. Uma possibilidade seria assegurar recursos advindos de programas de compensação pelas tragédias ambientais, materiais e humanitárias como as de Mariana e Brumadinho.

 Após a assembleia da Amalpa, o secretário se dirigiu, em companhia do deputado Glaycon e dos prefeitos, ao prédio do Hospital Regional onde pode inspecionar a obra.


Posto de Coleta de Sangue

O deputado também salientou conquistas decorrentes da união de esforços em defesa da saúde regional, como o posto de coleta de sangue da fundação Hemominas que deve ser brevemente inaugurado em Conselheiro Lafaiete: “A instalação deste posto é um compromisso antigo nosso. Compramos esta briga desde que assumimos o primeiro mandato porque é um absurdo os doadores de sangue terem que se deslocar a Belo Horizonte ou São João del-Rei para poder realizar este ato de tamanha nobreza. Travamos esta luta ao longo dos governos de Alberto Pinto Coelho e Fernando Pimentel; agora, em parceria com o prefeito Mário Marcus, e com o apoio do secretário Carlos Eduardo, estaremos, finalmente, inaugurando este posto avançado da Fundação Hemominas em Conselheiro Lafaiete para atender à demanda de toda a região”.

 Participaram da histórica reunião, além das autoridades já mencionadas, dezenas de prefeitos e presidentes de câmaras de toda a região, além de grande público e importantes lideranças municipais e regionais, tendo sido uma das mais significativas assembleias já realizadas pela Amalpa.

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade