24 de abril de 2024 00:11

SINDCOMERCIO já prevê a perda de mais de 3 mil empregos em Lafaiete

Pesquisa realizada pelo SINDCOMERCIO mostra o quadro preocupante gerado pelo corona vírus no comércio da cidade e será utilizada para demonstrar a necessidade de se encontrar caminhos para o combate à pandemia que não passem unicamente pela manutenção da maior parte com comércio fechado.

A pesquisa é uma amostragem da qual participaram empresas de vários segmentos, inclusive daqueles considerados essenciais e que, portanto, estão funcionando, mas que também estão sendo impactados.

SINDCOMÉRCIO estima a perda de mais de 3 mil empregos em Lafaiete pela pandemia do coronavírus /DIVULGAÇÃO

Quanto ao impacto da pandemia sobre o faturamento, o resultado mostra que 94% dos respondentes tiveram queda de vendas, sendo que 50%  estão sem nenhum faturamento.

A queda brutal do faturamento está obrigando as empresas a buscar as adequações possíveis, algumas estão relacionadas aos seus trabalhadores. Nesse ponto a pesquisa mostra a preocupação dos empresários em tentar manter os empregos, já que a principal medida inicialmente adotada tem sido a concessão de férias e em seguida a suspensão dos contratos de trabalho.

E mostra também que 21,4% não terão opção a não ser demitir colaboradores.

Os números, ainda que retratando apenas o período inicial da proibição de funcionamento de alguns setores, permitem uma projeção grave.

Se considerarmos que o Comércio de Bens e Serviços possui cerca 16 mil colaboradores diretos, sem contar os proprietários, sendo que várias empresas estão fechando, já podemos ter mais de 3400 (três mil e quatrocentos) demitidos, ou seja 3400 famílias atingidas.

A permanência da proibição de funcionamento das empresas irá agravar essa situação.

Para o SINDCOMERCIO não se trata de reduzir o combate à pandemia, mas definir regras mais rígidas e permitir o retorno gradual da atividade econômica


Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade