Não durou muito tempo a decisão polêmica que permitiu a flexibilização de funcionamento de parte do comércio de Itaverava. Um decreto, datado de 18 de abril, suspende, por prazo indeterminado, os alvarás de funcionamento e localização de atividades com potencial de aglomeração.
A decisão afeta estabelecimentos como hotéis, academias, boates, salões de festas, clínicas de estética, salões de beleza, campos de futebol e quadras poliesportivas. Também estão incluídos no decreto bibliotecas, centros culturais, bares, restaurantes, lanchonetes, além de estabelecimentos localizados em galerias, lojas de vestuário e centros comerciais. Eventos públicos ou privados, bem como cultos e celebrações religiosas, com presença de público também estão proibidos. Também fica suspensa a utilização de praças públicas e outros locais para a prática de atividades de esporte e lazer, seja individual ou coletiva. O decreto ainda determina o uso de máscara.
Na noite de 18 de abril, quando o decreto entrou em vigor, o Prefeito José Flaviano Pinto gravou um vídeo mostrando a importância do isolamento na cidade. Ele filmou ruas vazias e desabafou em relação às criticas recebidas via redes sociais. Para o prefeito, o fechamento dos estabelecimentos que geram aglomeração e não são essenciais é fundamental. José Flaviano também cobrou sugestões dos críticos para contribuir no enfrentamento do novo coronavírus em Itaverava.
Um dia antes, o prefeito chegou a jogar óleo queimado nos bancos das praças e de locais públicos da cidade e no distrito de Monsenhor Izidro para evitar que as pessoas sentassem e fizessem aglomerações. “O povo não está podendo ficar dentro dos bares então estão comprando bebidas, lanches e se assentando nesses lugares. Com isso, as ruas ficam sempre cheias de pessoas que deveriam estar em suas casas já que não estão trabalhando. Um lugar sujo de óleo queimado é fácil de se limpar. Já a infecção pelo coronavírus é caixão ou CTI. Só quem já viu alguém morrendo por não conseguir respirar vai entender essa atitude do prefeito. Vida só tem uma”, defendeu uma moradora de Itaverava.
Veja polemica instalada em Itaverava
https://youtu.be/lFbMNc92oWc
https://youtu.be/OATPggddSgo