26 de maio de 2024 06:21

Congonhas adquire 2 mil testes rápidos e aplicará em profissionais da saúde, segurança pública e idosos

A Secretaria Municipal de Saúde começou a realizar testes rápidos para coronavírus em profissionais da saúde, profissionais de segurança pública e pessoas com mais de 60 anos que apresentem Síndrome Gripal (SG). A aplicação segue o protocolo do Ministério da Saúde, que, até o momento, enviou a Congonhas 180 unidades do exame. O Governo Municipal adquiriu outras 2 mil.

Os testes são aplicados pela equipe do Laboratório da UPA 24h. Para que tenha maior sensibilidade, é essencial que seja realizado, pelo menos, sete dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que a produção de anticorpos no organismo só ocorre após um período mínimo de exposição ao vírus.

A SG é caracterizada por sensação febril ou de febre, acompanhada de tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.

Testes laboratoriais

A aplicação dos testes rápidos não modifica os critérios de aplicação do exame RT-PCR (sigla em inglês para Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase). Segundo a enfermeira da UPA, Hilda de Oliveira Souza, esse teste é considerado padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19. A confirmação da doença é feita por meio da detecção do RNA do SARS-CoV-2 (o vírus) na amostra analisada, obtida por raspado de nasofaringe.

A coleta o exame é feita no próprio município. A análise do material é realizada na Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte. A instituição recebe exames de todos os municípios de Minas Gerais, e a demora dos resultados se deve à grande demanda.

Coronavírus

A medida mais eficaz para evitar a transmissão e o contágio do coronavírus continua sendo o isolamento social. Os cidadãos devem permanecer em suas casas.

Outras medidas de prevenção também devem ser tomadas, como higienizar as mãos, objetos e superfícies; cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o braço ao tossir e espirrar; e evitar aglomerações.

Os sintomas mais comuns da covid-19 são febre, tosse e/ou dificuldade de respirar. Em Congonhas, quem tem esses sinais deve entrar em contato com o call center, pelos números 3732-1919 ou 3732-1948. O atendimento é realizado de segunda a segunda, das 8h às 20h.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade