Nesta terça-feira (26) começou a funcionar o novo hospital de Conselheiro Lafaiete, exclusivo para tratamento a pacientes com Covid-19. São 60 leitos disponíveis, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI),
que vão atender 12 municípios e uma população de quase 200 mil pessoas.
A construção do hospital contou com apoio da Gerdau – maior empresa brasileira produtora de aço – que ainda realizou a doação de 13 respiradores para a unidade de saúde. A estrutura irá funcionar nas instalações do Hospital São Camilo e ficará para a população local com o término da pandemia. “A Gerdau tem investido recursos para apoiar na estruturação dos sistemas de saúde nos locais onde está presente. E não apenas para resolver os problemas de curto prazo, mas também para deixar um legado para a comunidade. Como é o caso deste hospital em Conselheiro Lafaiete, que após a pandemia permanecerá aberto como hospital de referência para a região”, afirma o Diretor de Mineração e Matérias-Primas da Gerdau, Wendel Gomes.
A unidade funcionará no sistema de portas fechadas. Apenas encaminhamentos de pacientes que necessitarem de leitos de internação vindos de outras unidades de saúde de Lafaiete e dos municípios pactuados na microrregião de saúde, diagnosticados com Covid-19. O atendimento será prestado 24 horas por dia com uma equipe de cerca de 60 profissionais qualificados. Os profissionais contratados para atuação na unidade de saúde passaram por treinamento especializado.
“O início do funcionamento do Hospital de Campanha vai nos possibilitar minimizar a pressão na nossa rede de saúde. Vamos continuar trabalhando de forma conjunta e harmônica tornando o trabalho mais forte e comprometido com a saúde da população”, explica o Prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus.