28 de março de 2024 12:54

“A Justiça deve sempre estar ao lado do povo” diz Juiz; Comarca de Lafaiete libera recursos da campanha de João Miguel

noticia-hospital-sao-camilo-cons-lafaiete-03.06.2020.jpg
Hospital São Camilo foi reformado e ampliado para receber pacientes de COVID-19 / DIVULGAÇÃO

A 1ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Conselheiro Lafaiete destinou parte da verba bloqueada, em um caso de grande repercussão nacional, para a reforma e ampliação do Hospital São Camilo. A finalidade foi capacitar a instituição para receber as vítimas da pandemia da COVID-19.

O caso do pequeno João Miguel, de apenas dois anos, que sofria de uma doença rara, ficou conhecido em todo o país. A história ganhou notoriedade após a prisão de seu pai, em um hotel de luxo na Bahia, acusado de desviar o dinheiro que havia sido arrecadado, em uma grande campanha, para o tratamento do garoto.

O menino faleceu em outubro do ano passado, e seu pai, Mateus Henrique Leroy, está preso. Ele foi condenado, em dezembro de 2019, a sete anos e seis meses de prisão, em regime fechado, por estelionato. A condenação é da 2ª Vara Criminal de Conselheiro Lafaiete.

noticia-joao-miguel-03.06.2020.jpg
Dinheiro arrecadado com campanha para salvar João Miguel foi doado à mantenedora do hospital / DIVULGAÇÃO

De acordo com o juiz José Aluísio Neves da Silva, após a morte de João Miguel, a Vara da Infância e da Juventude bloqueou o restante do dinheiro que havia sido arrecadado para seu tratamento, pois a verba teria perdido sua finalidade.

Então, a pedido da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete e também da mãe do garoto, que desejava uma destinação social para o dinheiro, R$ 146 mil foram entregues para a associação mantenedora do hospital, para serem aplicados na reforma da instituição.

O magistrado entende que é dever do Poder Judiciário, num momento difícil como este que o país enfrenta, contribuir para minimizar os efeitos devastadores da doença causada pelo novo coronavírus. “A Justiça deve sempre estar ao lado do povo, atendendo a coletividade e buscando compor os conflitos sociais”, ressaltou.

noticia-juiz-conselheiro-lafaiete-03.06.2020.jpg
Juiz José Aluísio Neves da Silva considerou que era uma boa oportunidade para destinar verba que estava bloqueada / DIVULGAÇÃO

Hospital de campanha

Em 26 de maio, o hospital de campanha entrou em funcionamento com 50 novos leitos clínicos e 10 unidades intensivas para atender a população de Conselheiro Lafaiete.

O hospital receberá somente pacientes diagnosticados com covid-19 que necessitarem de internação, vindos de outras unidades de saúde da cidade e região. O atendimento será prestado por uma equipe de cerca de 60 profissionais qualificados.

Homenagem

noticia-forum-cons-lafaiete-03.06.20.jpg
Fórum de Conselheiro Lafaiete / DIVULGAÇÃO

A Associação Beneficente São Camilo, mantenedora do Hospital São Camilo, entregou uma placa ao juiz José Aluísio pelo “apoio incondicional para a concretização das obras de reforma do prédio do hospital”.

Sensibilizado com a homenagem, o magistrado fez questão de destacar que a juíza auxiliar Rafaella Amaral de Oliveira e o assessor Álisson Thiago de Assis Campos tiveram papel importante na decisão de destinação da verba para a instituição de saúde, com a finalidade de auxiliar no tratamento das pessoas contaminadas com a covid-19.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade