O município de Capela Nova, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou desde o dia primeiro de julho de 2020, importante sistema de defesa e de prevenção ao CORONAVÍRUS.
Foram instaladas barreiras sanitárias nas duas principais entradas/saídas da cidade. Uma na rua Taquaral, altura do número 118 e outra na rua José Egídio Ferreira, altura do número 391, além de uma terceira barreira móvel, que se desloca semanalmente para pontos estratégicos da cidade.
Como explica o enfermeiro HUGO GROCHOELLER, Responsável Técnico pela Unidade Básica de Saúde, todos os transeuntes, visitantes ou não, que passam pelas barreiras são solicitados a permitirem a conferência da temperatura corporal e a informarem o seu destino e a sua origem. Aqueles que porventura não estiverem usando máscara, são orientados a fazê-lo. Assim, em caso de uma possível suspeita de contaminação pela COVID-19, fica facilitado o rastreamento da origem e a consequente ação de isolamento, de realização de exames e do tratamento adequado dos envolvidos, pela Equipe de Saúde do Município.
As equipes das barreiras sanitárias trabalham de segunda a segunda, de 08h às 17h, e contam ainda com o apoio diário da Polícia Militar.
Diariamente são feitas 600 a 800 abordagens em média.
Até o presente momento nenhum caso suspeito foi identificado durante as abordagens.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico, Capela Nova teve 02 (dois) casos confirmados de COVID-19 e ambos já foram curados.
A população capelanovense, em sua grande maioria ou quase totalidade tem entendido e apoiado essas e outras iniciativas da Secretaria de Saúde, o que colabora decisivamente em resultados positivos no combate à pandemia.