20 de abril de 2024 06:27

Cultura e fé: sem presença de fieis e devotos, Alto Maranhão celebra a Festa de Nossa Senhora da Ajuda

Iniciou no dia 1º a tradicional festa em louvor a padroeira do Distrito do Alto Maranhão, a Nossa Senhora da Ajuda, situada em Congonhas.
Neste ano, em que a comunidade comemora 302 de fundação, a festa e devoção serão realizadas de formas de diferentes de todos os  anos, a qual atrai milhares de turistas e devotos.
Na programação somente que será permitida a participação dos fieis pelas redes sociais, quando haverá orações pelo alto falante da histórica capela. No dia 15, ponto alto da festa, o templo permanecerá aberto para visitação dos devotos e de todos aqueles que desejam realizar suas promessas. A Festa de Nossa Senhora da Ajuda é organizada pelo Pároco da Igreja de São José Operário, em Congonhas, juntamente como os membros do CCP (Conselho Comunitário de Pastorais).

https://youtu.be/al1kn0KBpDw

A história

É uma manifestação de fé e devoção que remonta ao século 

XVIII, quando nessa localidade os irmãos  portugueses Antonio e  João da Silva Redondo encontram uma pequena imagem, a qual atribuiu a dedicação como “Nossa Senhora da Ajuda”. Os irmãos procuravam água para manter sua agricultura e como em Portugal e em solo Baiano, aqui no Brasil, a devoção à Santa já se fazia presente, os irmãos devotos logo arranjaram um jeito de abrigar a Santa, construindo uma pequena capela para então, se reunirem e ali, poder fazer a veneração com preces e celebrações, manifestadas na fé que professavam.
Com o passar do tempo, a capela foi se deteriorando, sem condição de uso, construíram um novo templo, em arquitetura barroca e ornada com belíssimos elementos artísticos.
Depois de passar por uma reforma e restauração dos altares, nela existente, a igreja ainda permanece fechada às celebrações, aguardando a sagração do Bispo Arquidiocesano, para a liberação de celebrações em seu interior. O ato ainda não aconteceu, devido a pandemia que afronta o país desde fevereiro do corrente ano.

Confira a programação completa

[Best_Wordpress_Gallery id=”546″ gal_title=”Alto Maranhão”]

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade