28 de março de 2024 19:44

Antecipação do 13º dos aposentados do INSS é autorizada; Veja as alterações no pagamento da parcela extra

Por meio de decreto, mudanças de 2020 também serão aplicadas para os repasses dos próximos anos. Saiba o que muda na vida do aposentado e pensionista com a decisão.

A partir de 2021, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá antecipar o pagamento do 13° previdenciário, concedido anualmente para quem recebe aposentadorias, pensões por morte ou auxílios diversos. A medida foi anunciada por meio de um decreto publicado em julho deste ano.

Em 2020, as parcelas extras do benefício foram adiantadas por causa da pandemia do coronavírus. Os repasses aconteceram entre os meses de abril e junho. Agora, com a nova decisão, o modelo de pagamento se estende para os próximos anos, sem que haja a necessidade de o Governo Federal anunciar o adiantamento.

Com a mudança, especialistas do ramo previdenciário aconselham os segurados a ficarem de olho nos rendimentos. Acostumados com os pagamentos no final do ano, a novidade pode trazer complicações aos beneficiários, sobretudo em relação ao uso do dinheiro para gastos desnecessários no decorrer dos meses.

Mudanças na antecipação do 13º de aposentados e pensionistas

De acordo com o Decreto Nº 10.410, em 2021 já está prevista a quitação da primeira parcela do 13º para agosto. Anteriormente, conforme o calendário anual do INSS, as parcelas deveriam ser quitadas no final do ano, embora fosse comum que a primeira parte fosse antecipada para o mês de agosto em algumas situações.

Sobre as datas de pagamento do ano que vem, estas devem ser divulgadas até o fim de 2020. Geralmente, os pagamentos caem entre os primeiros e últimos cinco dias úteis dos respectivos meses do cronograma.

Além disso, o Senado estuda a possibilidade de criar, somente para este ano, um 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. A intenção é auxiliar os beneficiários que já sacaram o 13º, e ainda encontram dificuldades financeiras por causa a pandemia. A proposta, atualmente em tramitação, também visa movimentar a economia do país. (Edital Concursos)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade