3 de maio de 2024 00:27

Cartão de crédito para aposentados e pensionistas terá novo limite; VEJA

O Instituto do Seguro Social (INSS) informou que o cartão de crédito dos aposentados e pensionistas terá um novo limite. A sugestão de reajuste surgiu do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), responsável por apresentar melhorias na gestão da autarquia e políticas previdenciárias.

No início, o segurado na autarquia tinha o limite de 1,4 vez o valor da renda mensal. Com essa recomendação, passa a ser 1,6. O intuito de ampliar o limite de crédito é oferecer mais poder de compra a esse grupo que tanto foi atingido com a instabilidade financeira do país.

Aumento

O segurado que deseja saber quanto será o aumento no cartão de crédito, basta multiplicar o valor do benefício por 1,6. Veja o exemplo: quem recebe R$ 1.045 (um salário mínimo) na folha, terá o limite do crédito equivalente a R$ 1.463.

Novas regras de crédito

Outra mudança no INSS ligada ao crédito se encontra no tempo de espera para realizar transações financeiras. Atualmente, o prazo de 90 dias está suspenso por conta do estado de calamidade, decretado devido a pandemia do novo coronavírus. Agora, o prazo é de apenas 30 dias.

O tempo de espera para conseguir crédito após se aposentar é uma garantia contra os abusos financeiros contra os recém-segurados, que muita das vezes são abordados com ofertas de bancos e financeiras.

Para quem tomar empréstimos como segurado, o prazo para pagar a primeira parcela é de 90 dias. Com isso, o beneficiário terá uma maior organização financeira.

Prorrogação do seguro-desemprego

Com a pandemia do novo coronavírus muitos trabalhadores estão perdendo os seus empregos. Assim, muitos deles estão recorrendo ao seguro-desemprego. Mas como estão as regras para tirar esse benefício em plena pandemia?

Basicamente muita coisa não mudou. Ou seja, o trabalhador segue tendo que seguir as regras gerais dos anos anteriores. Mas agora, o governo federal decidiu que o prazo para dar entrada no benefício aumentou.

Antes, o prazo para dar entrada no benefício era de 7 e 120 dias depois da saída do trabalho. Agora com a pandemia esse prazo ficou indefinido. Ou seja, o trabalhador pode dar entrada no pedido no período que quiser.

Para fazer isso, basta ir no site oficial do Ministério do Trabalho ou no aplicativo da carteira do trabalho digital. Por lá, o processo costuma ser bem simples. O trabalhador pode colocar os dados e esperar o fim da aprovação.

De acordo com trabalhadores que passaram pelo processo, ao final do ato, o aplicativo ou o site informam o valor que o trabalhador vai receber e as datas para o saque. A ideia é justamente que esse processo online desafogue o poder judiciário neste período. (Brasil 123)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade