23 de junho de 2024 12:11

Saiba como agendar sua perícia no ‘Meu INSS’; veja o passo a passo

Após meses fechadas devido a da pandemia de coronavírus, agências do INSS reabriram na última segunda-feira (14), porém, não retomaram a perícia médica ainda.

Nesta semana, os quase 800 mil segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que aguardam perícias para receber benefícios como auxílio-doença e aposentadoria devem começar a ser atendidos.

Após meses fechadas devido a da pandemia de coronavírus, agências do INSS reabriram na última segunda-feira (14), porém, não retomaram a perícia médica ainda. Alegando falta de segurança, os profissionais devem voltar ao trabalho nesta quarta-feira (23).

Nesta segunda-feira (21), peritos médicos realizarão inspeções por conta própria nas agências do INSS. De acordo com a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), as agências consideradas aptas serão imediatamente liberadas para a categoria retornar ao trabalho.

O agendamento pode ser feito através do telefone 135 ou Meu INSS, disponível para ser acessado pelo computador ou pelo aplicativo para celular nas versões Android e IOS.

O horário de atendimento nas agências foi reduzido, das 7h às 13h. Ainda, o INSS informa que durante esta fase de reabertura, serão priorizados os atendimentos de:

  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigência;
  • Justificação administrativa; e
  • Reabilitação profissional.

Passo a passo para acessar o Meu INSS

Após acessar o site ou aplicativo do Meu INSS, é preciso fazer um cadastro e obter uma senha. Antes de agendar é necessário solicitar o benefício.

Confira abaixo o passo a passo:

  1. Acesse a página do Meu INSS (internet ou App);
  2. Após o login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  3. Clique em “Agendar Novo”;
  4. Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  5. Compareça na data marcada para a Perícia.

Os trabalhadores CLT devem apresentar os seguintes documentos: documento oficial com foto; carteira de trabalho ou outro documento que comprove o pagamento do INSS; declaração do empregador informando o último dia trabalhado.

Trabalhadores rurais, lavradores e pescadores devem apresentar documentos que comprovem a atividade. Se o motivo da solicitação for acidente de trabalho deve-se levar o CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).(NOTICIAS CONCURSOS)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade