Todo pagamento de benefícios do INSS é realizado até o quinto dia útil de cada mês, portanto se o contribuinte se dirigir até uma das agências consignatárias para sacar o benefício, ele pode se deparar com uma mensagem que informa a sua indisponibilidade.
Isso pode acontecer em algumas situações e é necessário estar atento sobre o que fazer, veja algumas dicas em como solucionar este problema e não ser prejudicado.
Em quais situações isso pode ocorrer?
Todo trabalhador que contribui para o INSS, de alguma forma estão garantindo o acesso a diversos benefícios sociais, mas acontece que em algumas situações o benefício pode não ser depositado na data estipulada, pode ser pago em atraso ou suspenso.
Os motivos podem ser falhas no sistema financeiro ou até mesmo quando o pagamento não foi emitido.
Mas os pagamentos também podem ser interrompidos, cessados temporariamente ou por tempo indeterminado.
Essas falhas são comuns de acontecer e é necessário estar atento, pois, se houver alguma irregularidade o seu benefício pode ser suspenso.
Como saber se o benefício INSS não foi depositado?
A maioria dos beneficiários ficam a par da irregularidade no momento do saque, portanto para você evitar este tipo de problema é possível consultar o calendário ou extrato de pagamento dos benefícios sem sair de casa.
Veja algumas dicas para você evitar esta situação.
Conferir o calendário de pagamento do INSS
O INSS disponibiliza um calendário de benefícios para que Aposentados pensionistas possam se informar sobre a data dos depósitos.
Para acessar basta entrar no site ou aplicativo Meu INSS clicando em calendário de pagamento, não é necessário logar na conta para solicitar esse serviço.
Conferir o Extrato de Pagamento
Este extrato tem a mesma validade de um comprovante de pagamento e por isso pode ser utilizado para conferir se o benefício INSS não foi depositado.
É possível acessar pelo site ou aplicativo Meu INSS, para esse acesso é necessário fazer login no sistema com senha cadastrada previamente e em seguida, procurar “Extrato de Pagamento” e escolher o período que deseja consultar.(JORNAL CONTÁBIL)