Empregador deve depositar 8% do salário de cada funcionário no fundo. Trabalhador demitido sem justa causa tem direito ao FGTS. Veja quatro formas de verificar o saldo.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado para proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa. Mensalmente, o empregador deve depositar nesta conta, vinculada ao contrato de trabalho, o correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
Em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador poderá sacar o valor integral do fundo. Também é possível retirar o dinheiro da conta em outras situações, como para a compra de casa própria, aposentadoria, entre outras. Mas afinal, como consultar o valor disponível para saque?
Há quatro formas de verificar o saldo sem precisar sair de casa: aplicativo FGTS, mensagem no celular, site e Internet Banking. Conheça cada uma das opções, e saiba como acessar.
Aplicativo FGTS
O app está disponível para celulares sistemas Android e iOs, e pode ser acessado gratuitamente. Para isso, basta fazer um cadastro com o número do CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha com seis dígitos que o usuário precisa criar.
O aplicativo irá enviar uma mensagem de confirmação ao endereço de email informado no cadastro. O link da mensagem deve ser acessado para confirmação.
Posteriormente, basta fazer o login. Na tela, o trabalhador terá acesso a vários recursos que o app disponibiliza, como a consulta do saldo disponível para saque.
Mensagem no celular
O trabalhador também poderá verificar o valor do fundo por meio de mensagem no celular. A Caixa disponibiliza gratuitamente o serviço de envio de mensagens via SMS para questões como regularidade dos depósitos e saldo.
As mensagens são enviadas todo o mês com atualizações sobre o FGTS. A pessoa pode escolher também a opção de ser avisado quando houver valores liberados para saque.
Para acessar o saldo desta forma, o trabalhador deve se cadastrar no site da Caixa. A plataforma exige o CPF, NIS ou e-mail, além da criação de uma senha para acessar a página.
Site e Internet Banking
Outra opção para consultar o saldo sem sair de casa é recorrer ao site do FGTS. Se for o primeiro acesso, será necessário fazer um cadastro. Basta ter o número do NIS ou CPF, criar uma nova senha e aceitar o regulamento. Após preencher os dados pessoais, é possível realizar a consulta na página.
O trabalhador também pode acessar o Internet Banking Caixa, desde que seja cliente do banco. Na plataforma, será possível verificar o saldo do FGTS disponível.