A quitação antecipada do empréstimo consignado ainda gera muita dúvida. Por isso, esse processo tem sido facilitado para que mais pessoas acessem esse tipo de serviço e tenham mais tranquilidade financeira.
Saiba como funciona a quitação antecipada do empréstimo consignado e quais as vantagens de fazer o pagamento das parcelas antes do prazo de vencimento.
Entenda como funciona
Antecipar as parcelas do consignado é uma forma de amortizar os valores do empréstimo. As parcelas são pagas antes que vençam e assim os juros da dívida são reduzidos.
Isso porque na quitação antecipada do consignado, o banco precisa descontar os juros das parcelas que ainda vão vencer, quando os valores são acertados. Dessa forma, o valor que será pago é menor que o da dívida total já com a inclusão do CET.
Ao contrário do que se pensa, quem possui um empréstimo consignado pode sim fazer a antecipação das parcelas. Não sendo necessário ficar com a dívida durante todo o tempo que foi contratada. Quem fez um consignado em 84x pode fazer a quitação antecipada dos valores e pagar em menos tempo ou quitar o valor integralmente.
A quitação antecipada do empréstimo é um direito do consumidor. Ele é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, em qualquer modalidade de crédito, tanto para INSS ou servidor público. E fique sabendo que não é permitido nenhuma cobrança adicional por essa operação.
Vale a pena antecipar as parcelas?
Para quem deseja reduzir as despesas mensais e conseguir uma o valor dos juros, antecipar as parcelas vale a pena sim.
A antecipação do consignado como forma de diminuir o prazo de pagamento tem como maior vantagem a redução da taxa de juros. Já que é necessário descontar os juros das parcelas que ainda iriam vencer.
Além disso, outra grande vantagem é que a antecipação garante a liberação da margem consignável. Deixando livre os valores para contratar um novo crédito no futuro.
Essa quitação antecipada é importante para o relacionamento gerado entre o consumidor e o agente financeiro. Mesmo com a quitação antecipada de algumas parcelas, esta ação passa a indicar menor risco de inadimplência.
Como solicitar a antecipação?
Para a quitação antecipada o primeiro passo é decidir entre a parcial ou integral. Entenda sobre cada uma abaixo:
Liquidação parcial → o consumidor pode pagar mais de uma parcela do empréstimo de uma vez. Nesse caso, o abatimento de juros é calculado de acordo com a parcela antecipada.
Liquidação integral → quando o consumidor antecipa todas as parcelas de uma só vez. Nesse caso, os juros e encargos são abatidos das parcelas restantes.
As transações são realizadas diretamente com a instituição financeira na qual o beneficiário contratou o empréstimo. Para fazer a solicitação você deve entrar em contato com o banco e solicitar a quitação antecipada de empréstimo consignado.
Considerando o prazo final para pagamento das parcelas e o número de parcelas adiantadas, o banco então aplicará o desconto por antecipação. Os valores podem ser pagos por boletos ou por débito em conta, esse processo varia de acordo com a instituição.
Como calcular a antecipação do empréstimo consignado?
Para calcular a quitação antecipada é preciso ver as parcelas que ainda faltam para liquidar o contrato sem a cobrança dos juros futuros. Assim, a dívida é trazida para o momento presente e os descontos serão proporcionais ao prazo e juros cobrados.
Se deseja fazer uma simulação de como ficará seus valores ao antecipar as parcelas do seu empréstimo consignado você pode usar a calculadora de antecipação de prestações. Desenvolvida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Para fazer a simulação será necessário os seguintes dados:
- valor da parcela
- taxa de juros
- dia do vencimento
- data de quitação
- quantidade de parcelas a quitar
O que acontece após a quitação?
Após decidir o tipo de antecipação e com o dinheiro em mãos, é hora de entrar em contato com o banco e solicitar a forma de pagamento. Com tudo pronto e acordado, o próximo passo é efetuar o pagamento.
Em caso de antecipar somente algumas parcelas, os valores referentes ao restante do montante do empréstimo serão descontados em folhas até que o valor integral do contrato seja liquidado.
Em caso de pagamento do valor total, quando for confirmada a quitação, o valor referente é então desaverbado do extrato de consignados e a margem consignável será então liberada. Ao todo esse processo leva de 3-5 dias úteis.
Dessa maneira o aposentado ou pensionista do INSS e servidor público terão margem disponível para adquirir um novo empréstimo consignado.
Com o contrato quitado, o valor das parcelas também deixará de ser descontado do contracheque ou benefício do INSS.
Dicas para pagar mais rápido seu empréstimo consignado
Vale a pena fazer uma quitação antecipada do empréstimo consignado quando você já tem um bom valor para pagar a dívida. Existem algumas possibilidades que podem trazer uma grana extra e vão ajudar na hora de antecipar as parcelas. Confiras as dicas.
13º salário
O recebimento do 13º salário pode ajudar a quitar a dívida do empréstimo consignado antes do previsto. É possível fazer a antecipação do valor, mas ela está sujeita a juros e quando for a época de receber o pagamento esse benefício eles serão debitados da sua conta.
Restituição do Imposto de Renda
Com o valor da restituição você pode aproveitar e fazer uma quitação antecipada do seu consignado. Entre em contato com o banco para saber como fazer.
Renda extra
Quando surgir uma renda extra e está disponível, que tal aproveitar para amortizar seu consignado? Essa pode ser uma boa estratégia para ajudar nas finanças, já que esta renda é livre de juros.(MEU TUDO )