O trecho da BR-040 do Rio de Janeiro até Juiz de Fora ficará sem a cobrança de pedágio a partir de março de 2021 até 2022. Com o fim do contrato de concessão da atual concessionária Concer, em meados do próximo ano, o Ministério Infraestrutura confirmou que quem assumirá a gestão é o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), até que seja feita um novo leilão, já previsto para 2022.
O projeto para elaboração do edital do leilão ainda está em fase de estudos. Segundo o Ministério, atualmente, são duas concessões com malhas contíguas: Concer e Via 040. O que será feito, considerando a indicação dos estudos preliminares, é a identificação – a partir da totalidade dos trechos que compõem cada projeto – de como criar lotes mais atrativos e eficientes para as futuras concessões.
Entre as propostas está a ampliação do trecho de concessão da BR-040 até Belo Horizonte. Atualmente, a BR-040 liga o trecho Brasília ao Rio de Janeiro, dividida em Brasília/Juiz de Fora e Juiz de Fora/Rio de Janeiro. A Concer informou, em nota, que o contrato de concessão está em grave desequilíbrio desde 2014, devendo esta pendência ser resolvida antes de se falar de qualquer aspecto referente ao término da concessão da BR-040.
*Matéria atualizada às 9h20 do dia 01/11/2020 (TRIBUNA DE PETROPOLIS)