19 de abril de 2024 22:43

INSS: Saiba quais trabalhadores poderão usar a telemedicina para receber benefícios previdenciários

Na terça-feira (3), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a realizar os testes do projeto-piloto da perícia médica à distância, a chamada de teleperícia. O objetivo é que a fila de espera para receber o auxílio doença e demais benefícios, seja diminuída.

Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU) existe uma fila 750 mil segurados que aguardam atendimento para receber o auxílio-doença da Previdência Social.

O projeto piloto vai abranger os trabalhadores de empresas que possuem acordos de cooperação com o órgão.

De acordo com o instituto, a teleperícia estará disponível apenas para um grupo restrito de segurados que trabalham nas empresas que possuem médico do trabalho para atender os empregados. 

Nesta fase, onde estão sendo realizados os testes, o atendimento deve ser agendado pelo empregador após um acordo com o empregado e deve ser realizado nas instalações da empresa, com a presença do médico do trabalho. 

No teleatendimento, os profissionais vão realizar os testes necessários e responder às perguntas feitas pelos peritos da Previdência. Com isso, os segurados não precisarão ir até uma agência do INSS.

Após a avaliação, o perito autoriza o pagamento do benefício ou solicita a realização de um exame presencial em uma agência. 

De acordo com o INSS, as perícias serão feitas de forma presencial para a:

  • Prorrogação de auxílio por incapacidade temporária;
  • Conversão do mesmo em aposentadoria por incapacidade permanente ou em auxílio-acidente;
  • Elegibilidade para o serviço de reabilitação profissional.

Antecipação

Aqueles segurados que tiveram o seu auxílio-doença antecipado até o dia 2 de julho deste ano, vão começar a receber o pagamento das diferenças a que tinham direito ainda nesta semana.

Quem deve fazer a perícia?

A perícia é um item obrigatório para os beneficiários do INSS que precisarem receber:

  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • Aposentadoria por invalidez. (FDR)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade