18 de abril de 2024 07:00

Com 100% dos leitos ocupados e contágio em alta, Congonhas permanece na onda vermelha

A Prefeitura de Congonhas emitiu um novo decreto na noite desta quarta-feira (27), que mantém a cidade na fase mais restritiva do programa Minas Consciente, a chamada Onda Vermelha. A decisão de continuar restringindo as atividades consideradas não essenciais aconteceu após deliberação do Comitê Regional da Macrorregião de Saúde de Barbacena que levou em consideração a elevação dos índices epidemiológicos da COVID-19 na cidade nas últimas semanas.

Até hoje (28), 3.570 casos de infecções por coronavírus haviam sido confirmados em Congonhas, sendo 58 casos confirmados em 24 horas e 31 óbitos desde o início da pandemia.

A ocupação de leitos de clínicos e de UTI exclusivos para pacientes com COVID-19 chegou a 100% nesta quarta-feira.Mas, o Governo de Minas anunciou, ontem, mudanças no programa Minas Consciente que permitirão o funcionamento de atividades não essenciais mesmo em Onda Vermelha.

Chamada de fase 3 do plano, a mudança acontece em meio ao início do processo de vacinação em Minas e prevê o funcionamento de todas as atividades, independente da onda. Para que isso possa ocorrer, ela impõe, também, mais restrições aos serviços essenciais, como padarias, bancos, farmácias e supermercados para garantir a segurança da população.

O distanciamento social nestes estabelecimentos que hoje é de 2 metros na onda vermelha, passará para 3 metros. Em relação à metragem quadrada, um supermercado de 1.000 metros quadrados, poderá ter, no máximo, 100 pessoas em seu interior.Com a nova versão, o comércio e os eventos, por exemplo, serão liberados mesmo que a cidade esteja na onda vermelha, assim como é o caso de Congonhas, mas os municípios terão que seguir algumas regras para evitar riscos de contaminação pela Covid-19.ALGUMAS REGRASSegundo o Governo de Minas, em eventos, a limitação de pessoas será de 30 na onda vermelha, 100 na onda amarela e 250 na onda verde.Nas ondas vermelha e amarela, o protocolo é mais restritivo, envolvendo o controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos, o limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial, a proibição de autoatendimento para reduzir o contágio dentro dos estabelecimentos, a medição de temperatura na entrada e o estímulo aos agendamentos.

Em relação aos hotéis e atrativos culturais e naturais, na onda vermelha é permitido 50 % da ocupação; na onda amarela, 75%; e, na onda verde, 100%.

A partir do dia 28 de janeiro de 2021, apenas as atividades econômicas permitidas na onda vermelha do Programa Minas Consciente (https://www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios). O decreto vale até quando a cidade estiver nesta classificação.

Boletim Epidemiológico

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, até às 12h desta quinta-feira, 28 de janeiro de 2021, 3.570 casos de Covid-19 haviam sido confirmados em Congonhas. Deste total, 3.315 pacientes já receberam alta. Foram confirmados 58 novos casos nas últimas 24 horas e estão sendo monitorados 473 casos da doença.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade