18 de abril de 2024 15:41

Curta metragem é lançado neste fim de semana e resgata patrimônio imaterial de Congonhas

Congonhas não é somente a terra dos Profetas de Aleijadinho, é terra de muitos talentos e de diversas manifestações de fé e cultura. E para resgatar e eternizar parte dos saberes locais, a atriz Regina Bahia convidou sua irreverente personagem Maria das Cocadas Preta e Branca com Gosto de Quero Mais Silva para visitar três patrimônios imateriais de Congonhas: o chá de Congonha, o congado e o artesanato. O filme que registra essas passagens, viabilizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura por meio do Edital Arte Salva, será lançado no sábado, dia 26 de junho, às xxx, no canal do YouTube do Instituto Profarte.

Regina Bahia é uma das principais atrizes de Congonhas, grande incentivadora da cultura local e fundadora do Instituto Cultural Profetas em Arte – INSTITUTO PROFARTE. Com a sua personagem Cocada tem levado bom humor e conhecimento aos moradores de Congonhas desde 1999, seja com a sua participação no Programa “Bom dia com Alegria”, que vai ao ar pela Fundação Radiodifusora de Congonhas, sob o comando de Miriam Fernandes, ou marcando presença em seminários, conferências e demais eventos da cidade. 

Produzido integralmente no município, “Cocada visita o patrimônio imaterial de Congonhas”, propõe um diálogo bem humorado, aos moldes da pandemia, com os congonhenses para que eles entendam o valor da preservação da cultura local, que vai muito além da conservação de bens físicos. A produção, que será apresentada com tradução para a Língua Brasileira de Sinais, será também um importante material de educação patrimonial que poderá ser utilizado, gratuitamente, pelas escolas do município.

Ficha técnica:

Atriz: Regina Bahia; Direção e Roteiro: Luísa Bahia; Fotografia e Montagem: ciber_org; Figurino: Luiz Dias; Produção Executiva: Instituto Cultural Profetas em Arte; Produção: Renan Merces / Micheline Gama; Intérprete de Libras: Dinalva Andrade; Assessoria de Imprensa: Hiper Teia Comunicação e Eventos / Janice Miranda; Designer gráfico: Hugo Gherard

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade