A empresa MMF Projetos, de São Paulo, especialista em geotecnia, está finalizando o projeto executivo para a passagem subterrânea sob a BR 040, também conhecida como trincheira do Paulo VI.
Ele foi contrato pelo valor de quase R$ 207 mil pela prefeitura de Lafaiete. O projeto interligará o bairro Santa Matilde ao bairro Paulo VI e toda a região do Amaro Ribeiro que são separados pela Rodovia BR 040, promovendo a interligação dos setores da cidade, eliminando os acessos irregulares e minimizando acidentes tanto de veículos quanto de pedestres.
No Projeto foram estudadas alternativas com o objetivo de encontrar o melhor custo benefício e que fosse tecnicamente viável, atendendo as necessidades da região.
Entre as premissas uma importante é de que o novo traçado viário proposto (trecho urbano) não intervenha no fluxo de veículos da rodovia BR-040/MG. A alternativa escolhida vai interditar de forma parcial o tráfego da rodovia, sendo realizada em etapas até que a rodovia possa ser liberada totalmente, descrevemos de forma resumida a metodologia para atender essa premissa:
- Interdição parcial do tráfego da BR-040, mantendo-se uma faixa de rolamento para cada sentido de tráfego;
- Abertura de cava de escavação, remoção do pavimento e execução das linhas de estacas do lado interditado.
- Execução da superestrutura da O.A.E. (travessas dos encontros, tabuleiro, lajes de aproximação, etc.);
- Inversão da interdição parcial do tráfego com liberação da pista sobre chapas metálicas instaladas junto ao tabuleiro da O.A.E.;
- Abertura de cava de escavação, remoção do pavimento e execução das linhas de estacas do lado interditado e execução completa da outra metade da O.A.E. (estacas e superestrutura)
- Finalização do pavimento e liberação total do tráfego da BR-040;
Segundo a empresa, a solicitação da contratação do projeto deve amparar a prefeitura na busca de financiamento melhorando a mobilidade urbana.