6 de maio de 2024 18:40

Mais de 40 dias com comércio fechado, cidade confirma avanço na onda vermelha

A cidade de Congonhas e a macrorregião Centro-Sul vão avançar para a Onda Vermelha a partir deste sábado, 24 de abril. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (22) pelo Comitê Extraordinário Covid-19 de Minas Gerais, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado.

O QUE MUDA NA ONDA VERMELHA?

Diferente da Onda Roxa, na qual apenas serviços considerados essenciais poderiam abrir as portas, a Vermelha permite o funcionamento de todas as atividades, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas nos estabelecimentos.

O funcionamento do comércio e a realização de eventos, com a presença de no máximo 30 pessoas, estão liberados, mas devem seguir as regras relacionadas ao distanciamento social e protocolos de higiene. É preciso que os estabelecimentos exijam distância linear de 3 metros entre os que estão presentes e a capacidade passa a ser de uma pessoa a cada 10 metros quadrados. Ou seja, um local com 1.000 metros quadrados comporta, no máximo, 100 pessoas.

Atividades de atrativos culturais, naturais e hotéis podem funcionar com limite de ocupação de 50%. Os serviços permitidos na Onda Vermelha devem seguir um “protocolo restrito”, o que significa que, além das regras usuais, seriam adicionados controle de fluxo, limite de uma pessoa por atendente (comércio não-essencial na onda vermelha), proibição de autoatendimento, medição de temperatura e agendamento.

O decreto municipal deve sair nas próximas horas.

Foto: Arquivo Prefeitura Municipal / Welerson Athaydes

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade