28 de abril de 2024 03:45

Prova de vida: INSS divulga calendário para os aposentados e pensionistas. Veja!

Devido à pandemia, a prova de vida do INSS em 2020 foi suspensa. Mas neste ano a obrigatoriedade volta a partir de maio.

Na matéria de hoje vamos falar um pouco mais sobre este assunto.

Continue conosco e confira o calendário. 

Foi publicado nesta sexta-feira (26), o calendário que retoma a obrigatoriedade da prova de vida para os aposentados e pensionistas do INSS. 

Prova de Vida 

Trata-se de uma obrigatoriedade anual, para que os segurados tenham direito ao benefício previdenciário renovado, é necessário comparecer ao banco pagador do benefício para fazer este processo.

Como já mencionamos acima, em 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a prova de vida foi suspensa para proteger  o público que faz parte do grupo de risco. 

Já a partir deste ano, 2021,  a prova de vida será obrigatória a partir de maio, porém será de forma escalonada. 

O que acontece se o segurado não realizar a prova de vida?

Se o segurado descumprir essa regra, ele poderá ter seu benefício bloqueado e para que ele volte a receber é necessário que ele procure o banco para regularizar a situação. 

Confira abaixo o calendário completo:  

Mês que deveria ter feito a prova de vidaNova data para fazer
Março e abril de 2020Maio 2021
Maio e junho de 2020Junho 2021
Julho e agosto 2020Julho 2021
Setembro e outubro 2020Agosto 2021
Novembro e dezembro 2020Setembro 2021
Janeiro e fevereiro 2021Outubro 2021
Março e abril de 2021Novembro 2021

Prova de vida digital por biometria

O governo anunciou nesta semana que a prova de vida digital por biometria facial poderá ser realizada pelo aplicativo Meu gov.br, para os segurados que não comprovaram a vida no ano passado. 

A prova de vida por aplicativo/digital é um projeto piloto, logo o INSS seleciona os participantes, os selecionados  receberão contato do instituto para fazer o acesso ao serviço. 

Já para a biometria facial o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito e do Tribunal Superior Eleitoral.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade