25 de abril de 2024 13:18

STF manda governo definir ordem de prioridade para vacinação

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta terça-feira (9) que o governo defina uma ordem de prioridade para vacinação contra a Covid-19.A decisão do ministro vem após uma série de denúncias de pessoas fora dos grupos prioritários, que estão se imunizando com base nas brechas que a autorização da Anvisa dá para pessoas ligadas à área da Saúde.Agora, o governo tem 5 dias para definir uma ordem de prioridade para vacinação contra a Covid-19.

A visão do STF sobre a ordem de prioridade para vacinação

A visão de Ricardo Lewandowski entende que a ordem de prioridade para vacinação entre grupos prioritários não está clara no Plano Nacional de Imunização.

O grau de risco de morte, segundo o ministro, terá que ser utilizado como o principal critério para definir quem vai se imunizar primeiro a partir daqui.

Dessa forma, pessoas jovens e saudáveis que hoje estão se vacinando não poderão mais se vacinar contra Covid-19 e grupos de risco como pessoas hipertensas, diabéticas e com doenças no coração deverão ser vacinadas primeiro.

Hoje, o governo brasileiro tem por volta de 23 milhõe de doses em vias de ficar prontas. O número de pessoas em grupos de risco, segundo o G1, é de 86 milhões de pessoas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade