23 de abril de 2024 12:42

Mensagens privadas do WhatsApp não são tão privadas assim; entenda

A privacidade prometida pelo mensageiro do Facebook tem, por ora, um problema

O WhatsApp, aplicativo de mensagens do Facebook, implementou, nessa terça-feira (3), recurso de “visualização única” de fotos e vídeos na plataforma.

A ideia é que, assim como ocorre no Snapchat, ou nas mensagens privadas do Instagram, o conteúdo só pode ser visto por uma vez pelo destinatário e, depois disso, “desaparece”. 

Apesar disso, a privacidade prometida pela empresa no mensageiro tem um problema – quem recebe as fotos e vídeos pode, sem que o remetente saiba, capturar a tela do que foi enviado.

Nos outros aplicativos que têm a função citados, há um aviso claro quando isso ocorre.

Mas, no WhatsApp, por ora, se o conteúdo foi salvo ou não permanece uma incógnita.

Por isso, é bom manter alguma desconfiança momentânea antes de divulgar dados sensíveis por meio da nova função.

O aplicativo, inclusive, não esconde que isso pode ocorrer e, na primeira vez que o usuário tenta encaminhar uma mensagem de visualização única, há um aviso.

“Para mais privacidade, sua foto ou vídeo desaparecerá da conversa após o destinatário abrir o arquivo de mídia uma vez”, diz a plataforma. “Lembre-se de que as pessoas podem fazer capturas de tela”, alerta.

Em publicação no blog da empresa no dia de lançamento da função, o WhatsApp ressalta que a inciativa é um passo para dar aos usuários “ainda mais controle sobre sua privacidade”. 

“Por exemplo, você pode enviar uma foto de visualização única para mostrar as roupas que está provando em uma loja, compartilhar uma reação rápida a um certo evento ou até mesmo algo confidencial, como a senha do Wi-Fi”, explica a empresa.

“Assim como todas as mensagens pessoais que você envia no WhatsApp, os arquivos de mídia de visualização única são protegidos com a criptografia de ponta a ponta, e nem mesmo o WhatsApp pode vê-los.”, conclui o blog. 

FONTE O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade