27 de abril de 2024 09:47

Itabirito tem primeiro caso confirmado da variante Delta da Covid-19

O mais recente boletim diário Covid-19 de Itabirito revelou o primeiro caso confirmado de infecção da variante Delta na Região dos Inconfidentes. A informação foi divulgada na última terça-feira, 10 de agosto e, de acordo com a Prefeitura, a notificação da Delta foi de uma pessoa que teve sintomas por volta do dia 20 de julho, sendo atendida e colhido PCR, que entrou na amostra da Funed para genotipagem. A pessoa infectada já está recuperada.

Ainda de acordo com o município, o paciente, que não teve o nome e sexo revelados, não tinha histórico de viagem nos últimos três meses, sendo o caso considerado como não importado (transmissão comunitária). Uma das pessoas que o paciente entrou em contato está com sintoma gripais leves. Essa segundo caso que está sendo investigado já foi testado e o Itabirito aguarda pelo resultado do exame.

Na semana passada, a cidade de Itabirito avançou para a Onda Verde do plano Minas Consciente. Essa classificação é considerada a menos restritiva do plano do Governo de Minas que controla e estabelece normas paras as atividades econômicas do estado de Minas Gerais em meio à pandemia. A Prefeitura ressalta sobre a necessidade de ponderação na realização de eventos, shows e outras situações que possam facilitar a disseminação.

Identificada pela primeira vez na Índia, essa nova cepa do coronavírus é até 97% mais contagiosa do que a original, com maior poder de infecção do que doenças como ebola, H1N1 e catapora. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante delta será dominante no Brasil dentro de algumas semanas.

Dados da pandemia em Itabirito

Desde o início até o momento, Itabirito registrou 13.256 casos, dos quais 154 evoluíram para óbito e 13.015 se recuperaram.1.226 pacientes precisaram de internação. O município está com cinco pacientes internados em UTI e outros seis internados no hospital de Itabirito, por ora sem indica de internação em UTI.

Um total de 9.681 notificações foram descartadas por meio de exames de swab.

O vacinômetro do município, atualizado no último dia 9, mostra que 39.759 vacinas contra a Covid-19 já foram recebidas, sendo 36.178 aplicadas em Itabirito até o momento.

FONTE MAIS MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade