28 de abril de 2024 03:47

Fim do Auxílio Emergencial: Bolsonaro confirma o término com o lançamento do Auxílio Brasil

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira (12) o fim do auxílio emergencial. Ele declarou que o governo federal encerra em outubro o pagamento do auxílio emergencial concedido em decorrência da pandemia de covid-19, com o início do pagamento do novo programa social, Auxílio Brasil, a partir de novembro.

Fim do Auxílio Emergencial: Bolsonaro confirma o término com o lançamento do Auxílio Brasil
Fim do Auxílio Emergencial: Bolsonaro confirma o término com o lançamento do Auxílio Brasil – Foto: Cidade Verde

Fim do Auxílio Emergencial

O pagamento da primeira etapa do auxílio emergencial ocorreu em abril de 2020. Foram disponibilizados R$ 329,5 bilhões para 68 milhões de beneficiários. Ao todo, foram processados 109,2 milhões de cadastros.

O auxílio emergencial foi lançado originalmente no ano passado com o valor mensal de 600 reais, sendo posteriormente reduzido para 300 reais. O valor atual médio do auxílio é de 230 reais.

site criado para o programa recebeu 3,3 bilhões de visitas; foram mais de 159,2 milhões de downloads do aplicativo Auxílio Emergencial; mais de 868,4 milhões de ligações para central telefônica da Caixa 111 e mais de 378,8 milhões de downloads do aplicativo CAIXA Tem, utilizado para os pagamentos.

Em julho o governo prorrogou o auxílio emergencial por mais três meses, com parcelas em agosto, setembro e outubro, e lançou nesta semana o Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família.

“Obviamente esses três meses terminam quando nós teremos então o novo programa Auxílio Brasil, onde, segundo acertado pela equipe econômica, o reajuste será de no mínimo 50% do que se paga no Bolsa Família atualmente”, disse Bolsonaro em pronunciamento no Palácio do Planalto.

Novo calendário divulgado

O Governo Federal anunciou o calendário de transferências e saques da prorrogação do Auxílio Emergencial 2021, que terá início no dia 20 de agosto para os trabalhadores que se cadastraram pelos meios digitais e para os que integram o Cadastro Único. Nessa data, receberão o benefício os aniversariantes de janeiro.

O detalhamento do cronograma de pagamento das três parcelas, que serão pagas neste mês, em setembro e em outubro, como mencionado, foi realizado em evento nesta quinta-feira (12), no Palácio do Planalto, com as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Cidadania, João Roma, e do presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Destaca-se ainda que os inscritos do Bolsa Família seguem com os pagamentos pelo calendário habitual, com início no dia 18 de agosto.

FONTE BRASIL 123

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade