29 de março de 2024 02:29

Programa Alô Minas chega a novas localidades da região com instalação de torres de telefonia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento de Minas Gerais, divulgou os municípios e localidades que serão contemplados com o programa “Alô, Minas!”, que tem o objetivo de levar cobertura de telefonia móvel a locais sem acesso ao serviço.

Tal iniciativa é importante uma vez que, com acesso à internet e às novas tecnologias, mais mineiros poderão não apenas se conectarem aos familiares ou amigos, mas também promover desenvolvimento e geração de renda com a comercialização de itens que produzem em suas residências, sítios e fazendas, por exemplo.

O deputado estadual Glaycon Franco celebrou a execução deste programa, uma vez que vem lutando juntamente com prefeitos, vereadores e lideranças de diversos municípios para garantir que a telefonia móvel chegasse em áreas rurais.

“Nosso mandato reconhece a relevância deste programa. Desde o início de minha atuação parlamentar na Assembleia Legislativa, temos atuado fortemente para que aquelas localidades desprovidas de recursos e infraestrutura também sejam olhadas e atendida com a mesma atenção que regiões mais desenvolvidas. Encaminhamos ofícios e nos reunimos com os órgãos públicos constantemente e essa sempre foi uma pauta levada para conhecimento, em busca de soluções para o povo”, destacou Glaycon.

Glaycon Franco (deputado estadual PV/MG), Laura Serrano (deputada estadual Novo/MG)

Itatiaia

Outra localidade que o deputado estadual Glaycon Franco busca inclusão do programa Alô Minas é o povoado de Itatiaia, situado no município de Ouro Branco e que se destaca como referência para os amantes do turismo na região.

“Itatiaia é uma referência, com riquezas naturais e culturais que atrai muitos turistas. E, sem dúvida, a inclusão de Itatiaia no programa Alô Minas é de suma importância para os frequentadores, bem como para os comerciantes e moradores locais. Nosso mandato já está em contato com os órgãos do Executivo para que essa demanda seja estudada e vamos trabalhar para que também seja atendida”, pontuou o deputado.

Mais segurança

Outro ponto destacado pelo parlamentar diz respeito à maior segurança que os moradores das áreas rurais passarão a ter com as torres de telefonia. “Sabemos que existem diversos casos de agricultores e moradores em pequenas localidades que são vítimas frequentes de assaltos. Com a nova tecnologia, ficará mais fácil para que, em casos de emergência, possam contatar os órgãos de segurança, como a Polícia”, frisou Glaycon Franco.

Contrapartida

Os municípios contemplados no Alô, Minas! têm responsabilidades como prover e disponibilizar terreno para que a operadora prestadora do serviço possa construir e instalar a torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com aspectos técnicos para cobertura do sinal.

As prefeituras devem construir e manter acesso para deslocamento até a torre, além de empenhar esforços para a tramitação ágil dos processos necessários, como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos que tenham órgão municipal.

Confira alguns municípios e localidades que receberão as torres de telefonia:

1. Alfredo Vasconcelos – Distrito Potreiro

2. Belo Vale – Distrito Roças Novas dos Bandeirantes

3. Belo Vale – Distrito São Sebastião das Lajes

4. Belo Vale – Distrito Boa Morte

5. Capela Nova – Distrito Palmeiras de Capela Nova

6. Carmópolis de Minas – Povoado Japão Grande

7. Conselheiro Lafaiete – Gagé

8. Conselheiro Lafaiete – Almeidas

9. Entre Rios de Minas – Castro

10. Guaraciaba – Córrego Santa Maria

11. Guaraciaba – Penha

12. Jeceaba – Machados de Minas

13. Lagoa Dourada – Arame

14. Ouro Branco – Castiliano

15. Ouro Branco – Olaria

16. Ouro Branco – Cristais

17. Ponte Nova – Ana Florência

18. Presidente Bernardes – Cruzes

19. Senhora de Oliveira – Distrito Prudentes

20. Senhora dos Remédios – Distrito Japão.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade