18 de abril de 2024 15:38

Posto de Coleta de Sangue é inaugurado em Lafaiete. Glaycon Franco comemora vitória

Posto de Coleta era demanda antiga da população da Região


Após vários anos de espera, o serviço de coleta de sangue retorna a Conselheiro Lafaiete, atendendo demanda antiga da população. Na manhã da última terça-feira (24), foi inaugurado o Posto de Coleta Externa de Sangue (PACE) de Conselheiro Lafaiete Dr. Nilson Albuquerque.


Atendendo a uma reivindicação antiga da população da região, o deputado estadual Glaycon Franco participou ativamente para que esse sonho se tornasse realidade. O assunto sempre esteve na pauta do deputado, mas ganhou força em 2017, quando o  prefeito Mário Marcus abraçou a causa e retomaram as tratativas junto à Fundação Hemominas para que o Posto fosse ativado. Foram diversas reuniões e visitas ao Governo de Minas, ao Hemominas e aos possíveis locais de instalação.


Na manhã da última terça-feira, ao lado de representantes do Hemominas, Glaycon Franco relatou a satisfação de ver o serviço retornar à sua terra natal. “Essa importante obra irá, de fato, impactar positivamente para resolver esse grande gargalo. Permitir que nosso povo não tenha de se deslocar para outras cidades. Esse é o nosso compromisso: transformar a nossa região em uma região que possa solucionar os seus problemas”, disse.


O deputado ainda aproveitou a oportunidade para convocar a população para doar sangue. “Eu conclamo a população, com seus devidos cuidados, que possam a voltar a participar desta importante missão. Aqueles que têm condições que possam vir doar sangue para salvar vidas dos nossos irmãos e irmãs aqui da nossa região”, frisou.


O prefeito Mário Marcus destacou a importância do empreendimento e a dificuldade enfrentada pelos lafaietenses neste tempo sem o PACE. “Desde que assumimos o governo, em 2017, eu e o deputado Glaycon Franco temos lutado para conseguir a instalação deste posto de coleta. Os lafaietenses ficaram quase 10 anos sem este serviço, passando pelo transtorno de se deslocarem até São João del-Rei ou Belo Horizonte para fazer a doação de sangue. É um serviço muito necessário que trará muitos benefícios e evitará grandes transtornos tanto para os moradores de Conselheiro Lafaiete quanto para as cidades vizinhas”.


O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti destacou a importância da instalação do PACE para a região. “Toda a microrregião de Lafaiete pode vir aqui e fazer a doação de sangue, ajudar as pessoas. Então, a gente aumenta a oportunidade de doação”. O secretário também exaltou a articulação política para o sucesso do empreendimento: “Quando há vontade política de todos os lados, acontece. Lafaiete teve essa vontade, o Hemominas, o deputado também, assim como o governo de Minas. Por isso ele vêm acontecendo”, concluiu.

Participaram da reunião, além do deputado e do Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, os prefeitos e vice-prefeitos de Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Queluzito, diversos vereadores de Conselheiro Lafaiete, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, além de diversas outras autoridades.

Serviço

Nome: Posto de Coleta Externa de Sangue de Conselheiro Lafaiete – Dr. Nilson Albuquerque.

Local: Rua Higino Sebastião da Cunha, 135, instalada junto a UBS São João, situada no Bairro Bandeirantes, na região da Linhazinha.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade